Ensino do Design na relação Trabalho e Educação: breve análise dos desafios históricos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68019Keywords:
ensino do design, educação profissional, educação transformadora, prática profissional do design,Abstract
O artigo apresenta reflexões em torno de um Ensino do Design na busca de uma formação integradora, para situar o debate é contextualizado o surgimento e a expansão do ensino técnico e profissionalizante no Brasil, problematizando seu caráter dualista, apesar dos avanços alcançados pelo desenho e formatação dos Institutos Federais, bem como localizar os aspectos metodológicos e ferramentas do design nesse ambiente do ensino técnico. O objetivo deste trabalho é problematizar a relação Trabalho e Educação no ensino no campo do design e a travessia no âmbito da educação profissionalizante para construção de uma educação menos opressora e colonialista, em direção a uma outra que seja libertária, crítica e transformadora, integrando uma formação associada à cultura, a proteção e preservação ambiental, as tradições populares, aos povos originários dos territórios. Como metodologia utilizamos de fontes bibliográficas e documentais, buscando evidenciar o discurso oficial e a realidade social. Podemos destacar que o desafio para os educadores é enorme, a atual Reforma do Ensino Médio, foi pensada para afastar a escola da dura realidade desigual em que nos situamos no contexto atual, de ampliação da pobreza extrema e de complexidade da saúde da humanitária.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-09-20
How to Cite
DA HORA, Licia Cristina Araújo; ANDRADE DOS SANTOS, Camila; RODRIGUES, Karoline Parrião; TSUJI, Tito Carvalho. Ensino do Design na relação Trabalho e Educação: breve análise dos desafios históricos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 236–257, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.68019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/68019. Acesso em: 25 may. 2025.
Issue
Section
Artigos Completos Temáticos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.