Inimigas da pátria: Propostas educativas para a guerra contra as doenças venéreas na Marinha do Brasil nas décadas de 1920 e 1930

Autores

  • Gisele Machado Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Silvia Ross Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Marinha do Brasil, doenças venéreas, eugenia, sanitarismo, educação em saúde

Resumo

Este artigo oferece reflexões preliminares acerca de propostas educativas voltadas ao combate das doenças venéreas na Marinha de Guerra divulgadas em duas obras de médicos militares nas décadas de 1920 e 1930 no Brasil: Doenças no Mundo (1923), de autoria do médico e capitão-de-corveta João Pires Porto-Carrero, e Moléstias Venéreas na Marinha brasileira (1933), escrito pelo médico e capitão-de-mar-e-guerra Artur do Valle Lins. Para tanto, a análise desdobrou-se em dois aspectos centrais: os debates nacionais acerca das doenças venéreas como empecilhos à construção da nação brasileira, e a presença destes nas propostas educativas divulgadas nos livros produzidos por médicos militares que tematizaram o combate às doenças venéreas na Força Naval brasileira. Por meio da análise dessas publicações pôde-se perceber uma íntima relação entre eugenia, sanitarismo e a luta contra tais doenças em meio a um projeto de construção da nação brasileira, algo que não esteve presente somente nas propostas educativas do exército, mas perpassou os debates nacionais da área médica.

Biografia do Autor

Gisele Machado, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/2004; Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/2007, na linha Educação, História e Política; e Doutora em Educação, na linha de História e Historiografia da Educação. Desenvolve pesquisa na área da História da Educação e da História Militar, atuando, principalmente nos seguintes temas: Marinha do Brasil, Escolas Militares, Arquitetura Militar Escolar, Cultura Escolar Militar e Fotografias.

Silvia Ross, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2008); Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012 e 2017), na linha História e Historiografia da Educação. Desenvolve estudos nas áreas: história da educação; história da saúde/doença; história intelectual.

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Publicado

2018-04-30

Edição

Seção

Artigos