Uma “rede” de muitos significados: A positivação pedagógica da “experiência soropositiva”

Autores

  • Ricardo Andrade Coitinho Filho PPGCS/UFRRJ

Palavras-chave:

HIV/AIDS, experiencias coletivas, emoções, politização da vida, agência

Resumo

Este artigo, resultado da etnografia realizada com jovens que vivem com HIV/AIDS do estado do Rio de Janeiro, trata do investimento pedagógico de positivação da “experiência soropositiva”. A partir da análise de um “encontro”, situado segundo a etnografia na “rede” da qual fazem parte, reflito sobre os nexos produzidos entre ajuda mútua, práticas de cuidado
de si, emoções e construção de identidades. A centralidade é dada à produção de narrativas experienciais e gramáticas de sofrimento.

Biografia do Autor

Ricardo Andrade Coitinho Filho, PPGCS/UFRRJ

Doutorando em Antropologia (PPGA/UFF), mestre em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFRRJ, Especialista em Gênero e Sexualidade pelo IMS/CLAM/UERJ e em Cultura Afro-brasileira pela FIJ/RJ. Graduado em História pela Universidade Veiga de Almeida. Desenvolve pesquisas na área dos estudos de gênero, sexualidade e subjetividades, e suas interfaces na saúde e nos Direitos Humanos. Atualmente é pesquisador vinculado ao CULTIS - UFRRJ e coordena uma pesquisa sobre as dimensões sociais e processos de subjetivação entre jovens que vivem com HIV/AIDS em um grupo de militância no Rio de Janeiro. Atua também como pesquisador colaborador no projeto "Pastorais sexuais em igrejas inclusivas no Brasil" sob coordenação do professor Marcelo Natividade -PPGAS/USP. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase nos estudos de gênero, sexualidade e corpo.

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Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Artigos