Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deverá ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word, conforme template correspondente.
  • Texto justificado, sem espaço antes ou depois dos parágrafos; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Arial tamanho 12; emprego de itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); figuras, tabelas e gráficos deverão acompanhar título e fonte e estar inseridos no corpo do texto, não ao final do documento na forma de anexos.
  • O texto deverá seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
  • As referências completas devem ser organizadas ao final do texto, evitando-se usar as notas de rodapé para esta finalidade.
  • Quando disponível, os URLs para as referências deverão ser fornecidos.
  • O texto deverá seguir as normas da língua portuguesa e da ABNT.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS

1. Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos.

2. Os textos não devem ter sido publicados ou submetidos a mais de um periódico ao mesmo tempo.

3. Para envio de originais, é necessário realizar o cadastro no Portal de Publicações, informando nome completo, e-mail, afiliação, país e ORCID. O autor responsável pela submissão deve preencher o formulário com os dados dos demais coautores. Ver Passo a Passo para Autores.

4. Número máximo de autores aceitos por manuscrito: cinco (5) autores.

5. Formatos de textos aceitos:

artigos – os textos deverão ser resultado de pesquisas e debates acerca das questões e práticas concernentes ao escopo da revista; deverão conter entre quinze (15) e vinte (20) páginas. (TEMPLATE)

resenhas – serão consideradas resenhas de livros que dialoguem com as temáticas propostas pela revista; deverão conter entre cinco (5) e oito (8) páginas. (TEMPLATE)

comunicações de teses e pesquisas – os textos deverão apresentar a ideia principal de forma clara e objetiva, bem como o corpo teórico e a metodologia utilizados e as conclusões e possíveis desdobramentos identificados; deverão conter entre quinze (15) e vinte (20) páginas. (TEMPLATE)

traduções de artigos – é necessário apresentar a autorização do(s) autor(es) para a tradução do texto do autor, bem como a autorização da Revista/Editora na qual o texto foi inicialmente publicado; deverão conter entre quinze (15) e vinte (20) páginas. (TEMPLATE)

relatos de experiência – serão considerados textos que fazem referência às múltiplas experiências no campo da educação superior em diálogo com as ações afirmativas e suas repercussões; deverão conter entre oito (8) e doze (12) páginas. (TEMPLATE)

entrevistas – devem ser realizadas com pesquisadores e personalidades de prestígio no campo correlato, além de trazer contribuições relevantes; deverão conter entre doze (12) e vinte (20) páginas. (TEMPLATE)

6. Idiomas aceitos: português, inglês e espanhol.

 

ESTRUTURA DO TEXTO

1. Texto justificado, sem espaço antes ou depois dos parágrafos; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Arial tamanho 12; emprego de itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); figuras, tabelas e gráficos deverão acompanhar título e fonte e estar inseridos no corpo do texto, não ao final do documento na forma de anexos.

2. Título em caixa alta, negrito e centralizado, não devendo exceder vinte (20) palavras.

3. O Resumo deve conter entre 150 e 250 palavras (com espaços), expressando com clareza e concisão o conteúdo desenvolvido; e estar em duas versões, português/espanhol (Resumen) ou português/inglês (Abstract). Observação: textos submetidos como Resenha não precisam de Resumo.

4. Após o resumo, o texto deve conter no mínimo três (3) e no máximo cinco (5) Palavras-chave, em português, em espanhol (Palabras clave) ou em inglês (Keywords), separadas por ponto e vírgula (;). Exemplo: Palavras-chave: Educação; Ensino superior; Lei de cotas.

5. As citações no corpo do texto devem seguir a indicação do nome do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Exemplos: (Frigotto, 2018, p. 120) / (Caldart; Molina, 2011, p. 23).

6. As Referências devem conter somente os autores e obras citados ao longo do texto, organizados ao final do documento e obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Exemplos:

Livros (um autor)

FERNANDES, Florestan. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

Livros (dois autores)

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

Capítulos de livros

EIDAM, Heinz. Educação e maioridade em Kant e Adorno. In DALBOSCO, Claudio Almir; FLICKINGER, Hans-Georg. (Org.). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica. São Paulo: Cortez; Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2005, p. 104-137.

Artigos de periódicos

FRANGELLA, Simone; RUI, Taniele. Corpos precários: apontamentos para a relação entre corpo e cidade. Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho, v. 1, n. 47, p. 23-38, 2018.

Documento em meio eletrônico

OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; TREVISAN, Amarildo Luiz. Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, dez. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/DJgTFQQsZztyPbdvssKjYtG/?lang=pt>. Acesso em: 28 abr. 2010.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Etapa 1 – Avaliação (equipe executiva)

Avaliação de conformidade com a revista, verificação de formatação, desidentificação do texto, etc.

Etapa 2 – Avaliação por pares

Quantos avaliadores são convidados, o que ocorre em caso de divergências, prováveis resultados da avaliação.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

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