About the Journal
Escopo e objetivos
A Revista do GEA, criada em 2023, é uma publicação acadêmica semestral multidisciplinar vinculada ao Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GEA-ES) do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ (LPP-UERJ). Tem como principal objetivo a difusão de trabalhos acadêmicos voltados para uma abordagem de caráter crítico sobre temáticas como educação, ações afirmativas, acesso ao ensino superior, bem como temas interdisciplinares correlatos. A revista recebe e publica trabalhos em português, inglês e espanhol.
A revista tem como escopo a publicação de textos científicos originais voltados para uma abordagem de caráter crítico sobre as temáticas da educação, das ações afirmativas, do acesso ao ensino superior, bem como de temas interdisciplinares correlatos, nos seguintes formatos: artigos, resenhas, comunicações de teses e pesquisas, traduções de artigos, relatos de experiência e entrevistas.
Periodicidade
A Revista do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (ReGEA) tem periodicidade semestral, com publicações nos meses de janeiro e julho.
Política de acesso livre
A ReGEA oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de democratização do acesso à produção científica.
Protocolo de interoperabilidade
A revista utiliza Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH), que em português significa protocolo para coleta de metadados, através do Open Journal System (OJS), o protocolo foi elaborado pela Open Archives Initiative. É um mecanismo que permite a coleta dos metadados dos textos publicados na revista, possibilitando a interoperabilidade de informações em sistemas de publicações, repositórios e bases de dados. Interface OAI disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ReGEA/oai.
Arquivamento
Este periódico usa o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Mais informações em http://lockss.org.
Histórico
Com o objetivo de acompanhar, avaliar e intervir nos debates sobre a expansão e democratização da educação superior no Brasil, através de parceria entre a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO Brasil) e a Fundação Ford, cria-se, em 2012, o Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GEA-ES). A partir dessa iniciativa, em colaboração com o Laboratório de Políticas Públicas (LPP-UERJ), um de seus produtos é o inicialmente intitulado Cadernos do GEA, que tem sua primeira publicação também em 2012.
Com periodicidade semestral, os Cadernos do GEA tiveram onze edições (2012-2020), abarcando temas como os efeitos das ações afirmativas; a análise do Censo da Educação Superior de 1991 a 2011; o estudo do perfil socioeconômico dos estudantes de graduação no Brasil; a presença e representatividade das mulheres no ensino superior; as contribuições de pesquisadores indígenas e não indígenas acerca do ingresso e da permanência dos nativos na educação superior; entre outros.
Após um período de pausa, o periódico passa por uma reformulação de seu corpo editorial: ganha um novo nome – Revista do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (ReGEA) –, mas mantém seu escopo com foco na análise das políticas afirmativas de educação, na compreensão de como se dá o acesso ao ensino superior no Brasil e no mapeamento de como esse cenário é alterado a médio e longo prazo a partir da implementação dessas políticas.