Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

ORIENTAÇÕES GERAIS

1. Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos.

2. Os textos não devem ter sido publicados ou submetidos a mais de um periódico ao mesmo tempo.

3. Para envio de originais, é necessário realizar o cadastro no Portal de Publicações, informando nome completo, e-mail, afiliação, país e ORCID. O autor responsável pela submissão deve preencher o formulário com os dados dos demais coautores. Ver Passo a Passo para Autores.

4. Número máximo de autores aceitos por manuscrito: cinco (5) autores.

5. Formatos de textos aceitos:

artigos – os textos deverão ser resultado de pesquisas e debates acerca das questões e práticas concernentes ao escopo da revista; deverão conter entre quinze (15) e vinte (20) páginas. (TEMPLATE)

resenhas – serão consideradas resenhas de livros que dialoguem com as temáticas propostas pela revista; deverão conter entre cinco (5) e oito (8) páginas. (TEMPLATE)

comunicações de teses e pesquisas – os textos deverão apresentar a ideia principal de forma clara e objetiva, bem como o corpo teórico e a metodologia utilizados e as conclusões e possíveis desdobramentos identificados; deverão conter entre quinze (15) e vinte (20) páginas. (TEMPLATE)

traduções de artigos – é necessário apresentar a autorização do(s) autor(es) para a tradução do texto do autor, bem como a autorização da Revista/Editora na qual o texto foi inicialmente publicado; deverão conter entre quinze (15) e vinte (20) páginas. (TEMPLATE)

relatos de experiência – serão considerados textos que fazem referência às múltiplas experiências no campo da educação superior em diálogo com as ações afirmativas e suas repercussões; deverão conter entre oito (8) e doze (12) páginas. (TEMPLATE)

entrevistas – devem ser realizadas com pesquisadores e personalidades de prestígio no campo correlato, além de trazer contribuições relevantes; deverão conter entre doze (12) e vinte (20) páginas. (TEMPLATE)

6. Idiomas aceitos: português, inglês e espanhol.

 

ESTRUTURA DO TEXTO

1. Texto justificado, sem espaço antes ou depois dos parágrafos; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Arial tamanho 12; emprego de itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); figuras, tabelas e gráficos deverão acompanhar título e fonte e estar inseridos no corpo do texto, não ao final do documento na forma de anexos.

2. Título em caixa alta, negrito e centralizado, não devendo exceder vinte (20) palavras.

3. O Resumo deve conter entre 150 e 250 palavras (com espaços), expressando com clareza e concisão o conteúdo desenvolvido; e estar em duas versões, português/espanhol (Resumen) ou português/inglês (Abstract). Observação: textos submetidos como Resenha não precisam de Resumo.

4. Após o resumo, o texto deve conter no mínimo três (3) e no máximo cinco (5) Palavras-chave, em português, em espanhol (Palabras clave) ou em inglês (Keywords), separadas por ponto e vírgula (;). Exemplo: Palavras-chave: Educação; Ensino superior; Lei de cotas.

5. As citações no corpo do texto devem seguir a indicação do nome do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Exemplos: (Frigotto, 2018, p. 120) / (Caldart; Molina, 2011, p. 23).

6. As Referências devem conter somente os autores e obras citados ao longo do texto, organizados ao final do documento e obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Exemplos:

Livros (um autor)

FERNANDES, Florestan. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

Livros (dois autores)

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

Capítulos de livros

EIDAM, Heinz. Educação e maioridade em Kant e Adorno. In DALBOSCO, Claudio Almir; FLICKINGER, Hans-Georg. (Org.). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica. São Paulo: Cortez; Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2005, p. 104-137.

Artigos de periódicos

FRANGELLA, Simone; RUI, Taniele. Corpos precários: apontamentos para a relação entre corpo e cidade. Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho, v. 1, n. 47, p. 23-38, 2018.

Documento em meio eletrônico

OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; TREVISAN, Amarildo Luiz. Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, dez. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/DJgTFQQsZztyPbdvssKjYtG/?lang=pt>. Acesso em: 28 abr. 2010.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Etapa 1 – Avaliação (equipe executiva)

Avaliação de conformidade com a revista, verificação de formatação, desidentificação do texto, etc.

Etapa 2 – Avaliação por pares

Quantos avaliadores são convidados, o que ocorre em caso de divergências, prováveis resultados da avaliação.

 

Artigos

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