A DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985) E A REPRESSÃO ÀS UNIVERSIDADES: A TRAJETÓRIA DE WANDERLEY GUILHERME DOS SANTOS (1935-2019)

Autori

Parole chiave:

Ciência política, Ditadura civil-militar, Censura, Biografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

Durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), as universidades tornaram-se centros de intensa repressão e controle autoritário. Professores foram alvo de perseguições políticas, resultando em aposentadorias compulsórias, demissões arbitrárias, prisões e torturas, o que impactou negativamente a pesquisa, especialmente nas áreas das Ciências Humanas. O objetivo deste estudo é analisar a trajetória de vida de um deles, Wanderley Guilherme dos Santos, importante cientista político do país. Para esse fim, a metodologia empregada é qualitativa e micro-histórica, focada em estudo de caso. Os resultados destacam a repressão sofrida pelo docente e seu impacto em suas pesquisas, que desembocaram em uma resistência intelectual contra o regime ditatorial. Nesse cenário, a presente investigação reforça a necessidade constante de reconhecimento dessas trajetórias individuais para uma compreensão mais profunda do período ditatorial e seu legado na educação superior brasileira.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Lucas Barroso Rego, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É licenciado em História pela Universidade Candido Mendes (UCaM) e bacharel em História pela UFRJ. É pesquisador vinculado à Divisão de Memória Institucional (DMI - SiBI/UFRJ), atuando na linha de pesquisa “A UFRJ e Ditadura Civil-Militar (1964-1985)”.

Pubblicato

2025-10-24

Come citare

REGO, Lucas Barroso. A DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985) E A REPRESSÃO ÀS UNIVERSIDADES: A TRAJETÓRIA DE WANDERLEY GUILHERME DOS SANTOS (1935-2019). Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 25, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/86535. Acesso em: 4 feb. 2026.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Wanderley Guilherme dos Santos