• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

1. Os artigos devem ser submetidos unicamente pela plataforma de publicações da UERJ, disponível no link (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/CESP). Não serão aceitas submissões de artigos enviados para o e-mail da revista.

2. A submissão de qualquer arquivo para os Cadernos de Estudos Sociais e Políticos implica concordância com as regras da revista, sobretudo no que toca à originalidade e exclusividade do texto: nenhum texto submetido aos CESP poderá estar sob avaliação de outra revista.

3. Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). Sempre em formato .doc, .docx, ou odt. Não serão aceitas submissões em pdf.

4. Os artigos devem conter entre 25 mil e 50 mil caracteres (com espaços), incluindo título, resumo, palavras-chave, bibliografia, gráficos e tabelas. Esses intervalos representam aproximadamente entre 10 (dez) e 20 (vinte) páginas de texto. A formatação do texto deve seguir: fonte Garamond, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; parágrafos justificados; e margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm. Títulos e subtítulos devem respeitar o seguinte padrão

TÍTULO (Todo em letras maiúsculas, todo em negrito).
SUBTÍTULO (Todo em letras maiúsculas, sem negrito)
Subdivisão do subtítulo (Apenas letra inicial em maiúscula, todo em negrito)

5. A revista não aceita submissão de resenhas ou traduções.

6. O arquivo deve conter uma folha de rosto com o título do trabalho, e resumo com no máximo 10 (dez) linhas na língua original do texto, e entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave. Além do resumo na língua original do texto, a folha de rosto deve conter também um resumo em inglês (abstract), com as respectivas palavras-chave (keywords). Serão considerados para publicação apenas textos redigidos em português.

7. Notas de rodapé devem ser unicamente de natureza substantiva; restritas a comentários adicionais ao texto.

8. Não poderá haver qualquer menção à autoria do artigo no corpo do texto. Ex: Em pesquisa anterior (Nome do Autor, Data: Página) demonstrei

9. No caso de utilização de gráficos ou imagens, deverá ser feita a descrição de seu conteúdo em sequência, contendo todas informações necessárias e possibilitando maior acessibilidade.

10. Referências bibliográficas devem seguir o modelo ABNT:

Livro

GELDERLOOS, P. Como a não-violência protege o Estado. Porto Alegre: Deriva, 2011.

Capítulo de livro

WAGNER, P. Modernity and Critique: Elements of a World Sociology. In: BRINGEL, B.; DOMINGUES, J. M. (eds.). Global Modernity and Social Contestation. London: Sage, 2015. p. 21-35.

Artigo em revista impressa

BALLESTRIN, L. M. A. Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O Elo Perdido do Giro Decolonial. Dados, v. 60, n. 2, p. 505-540, 2017.

Artigo eletrônico

DARRIEUX, R. O equilíbrio do poder na história do pensamento político democrático: da constituição mista à separação de poderes e o bicameralismo. Cadernos Estudos Sociais e Políticos – CESP, vol. 5, n. 9, 2016. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/CESP/article/view/20314/18530. Acesso em: 24 nov. 2017.

Teses e dissertações

FLORENCIO DE AGUIAR, T. Uma Genealogia dos Princípios de Demofilia em Concepções Utópicas de Democratização. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Casos omissos serão resolvidos pela comissão editorial.

Política padrão de seção

VIII Seminário Discente IESP/UERJ

As submissões para o Dossiê do VIII Seminário Discente do IESP/UERJ devem ser feitas por autores convidados que apresentaram trabalho no evento, entre os dias 06 e 10 de novembro de 2023.

Deixa-se claro que a submissão para o Dossiê não garante publicação do artigo, que ainda passará pelo processo de avaliação por pares duplo-cego da revista.