Sobre a Revista

O periódico Cadernos de Estudos Sociais e Políticos aceita trabalhos nas áreas de Sociologia, Ciência Política e Relações Internacionais. Os trabalhos submetidos devem ser enviados para os editores em sua forma final, apresentando consistência teórica, coerência quanto às fundamentações e originalidade. Os manuscritos devem ser redigidos de modo claro e conciso. É imprescindível uma problematização do objeto abordado, que sirva de fio condutor para a argumentação do artigo, além de um debate conciso das referências mais relevantes para o assunto. Aceitamos revisões da literatura, desde que sejam realizadas a partir de uma problematização.

Cadernos de Estudos Sociais e Políticos recebe trabalhos que abordem os seguintes sub-temas.

Ciência Política

Sociologia Urbana

Teoria Social e Sociológica

Violência e Sociabilidade

Avaliação cega por pares (double blind peer review), escolhidos de acordo com conhecimento comprovado na área do artigo.

Histórico do periódico

Cadernos de Estudos Sociais e Políticos é uma revista criada pelo Fórum dos Alunos do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). A revista visa a dar continuidade ao trabalho desempenhado pela revista Cadernos de Sociologia e Política vinculada ao antigo IUPERJ. No ano de 2010, a totalidade dos alunos do IUPERJ construiu um movimento para garantir a sobrevivência dos programas de pós-graduação em Sociologia e Ciência Política, transferindo-se para o IESP. Deste modo, apesar de formalmente se tratar de uma nova revista, preservar-se-á a tradição de debate e excelência acadêmica dos últimos 10 anos.

Estudantes de pós-graduação de instituições brasileiras ou estrangeiras cujas pesquisas se dedicam a temas de Sociologia, Ciência Política a Relações Internacionais estão convidados a submeter artigos acadêmicos e resenhas à avaliação.