Escopo Editorial

A revista discente Cadernos de Estudos Sociais e Políticos recebe trabalhos que abordem tem´´aticas da área das ciências sociais, em especial ciência política e sociologia, com base no acesso aberto.  Os trabalhos submetidos devem ser enviados para os editores em sua forma final, apresentando consistência teórica, coerência quanto às fundamentações e originalidade. Os manuscritos devem ser redigidos de modo claro e conciso. É imprescindível uma problematização do objeto abordado, que sirva de fio condutor para a argumentação do artigo, além de um debate conciso das referências mais relevantes para o assunto. Aceitamos revisões da literatura, desde que sejam realizadas a partir de uma problematização.
Os subtemas de manuscritos submetidos deverão concentrar-se em: a) Análise de Política Externa e Processos de Regionalização; b) A Política na América Latina; c) Classes, Desigualdades e Políticas Públicas; d) Democracia e Desenvolvimento em Perspectiva Comparada; e) Estratificação e Mobilidade Social; f) Estudos de Comportamento Político; g) Gênero e Política; h) Globalização, Política e Cidadania; i) História dos Conceitos; j) Movimentos sociais; k) Partidos e Sistemas Partidários, Comportamento Eleitoral; l) Pensamento Político Brasileiro; m) Pensamento Social no Brasil; n) Política Comparada; o) Política e Economia; p) Política Internacional; q) Processos Decisórios e Políticas Públicas; r) Raça, Etnicidade e Política; s) Sistema Eleitoral, Sistema de Governo e Instituições Políticas; t) Sociologia Política, Direito e Judiciário; u) Sociologia Urbana; v) Sociologia da Religião, Cultura e Trabalho; x) Teoria Política Clássica e Contemporânea; w) Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea; y) Questões de Gênero; z) Questões Raciais e Étnicas.

Avaliação anônima por pares (double blind peer review), escolhidos de acordo com conhecimento comprovado na área do artigo. Serão elaborados pareceres com a avaliação, seguindo as diretrizes da Cadernos e sendo remetido ao autor nos casos cabíveis.

A decisão final sobre a publicação caberá à Editora Científica. Casos omissos, ou por demasiadamente complexos, serão resolvidos pela equipe editorial.

A política de acesso aberto pressupõe que os textos publicados estão disponíveis para leitura, download, impressão e compartilhamento, com a devida citação da fonte e autoria. Não sendo necessária a permissão por parte dos autores ou editores.

Também, não são cobrados quaisquer encargos para a publicação de artigos na revista.

Semestral, com publicação mínima de dois fascículos por ano.

Instituição Mantenedora

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP - UERJ)

No ano de 2010, a totalidade dos alunos do IUPERJ construiu um movimento para garantir a sobrevivência dos programas de pós-graduação em Sociologia e Ciência Política, transferindo-se para o IESP. Com isso, a Cadernos de Estudos Sociais e Políticos foi revista criada pelos Alunos do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), visando dar continuidade ao trabalho desempenhado pela revista Cadernos de Sociologia e Política vinculada ao antigo IUPERJ.
Deste modo, apesar de formalmente se tratar de uma revista datada de 2012, preservar-se-á a tradição de debate e excelência acadêmica de muitos anos anteriores.

Estudantes de pós-graduação de instituições brasileiras ou estrangeiras cujas pesquisas se dedicam a temas de Sociologia, Ciência Política e Relações Internacionais estão convidados a submeter artigos acadêmicos à avaliação.

e-ISSN: 2238-3425 | Qualis B4 | Contato: cadernos@iesp.uerj.br | Instagram: @cadernos.iesp