Ressignificando as raças: os deuses pretos e os demônios brancos no discurso nacionalista preto da Nação do Islã nos Estados Unidos da América
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2017.32397Parole chiave:
representação, nacionalismo preto, raça, Estados Unidos da América.Abstract
O presente artigo faz uma análise dos textos sagrados da Nação do Islã, que buscou reformular os sentidos das relações inter-raciais. Discutirei como as representações acerca do marcador social da diferença raça foram ressignificados pelo discurso de Elijah Muhammad, visando a uma reestruturação da situação social da população preta dos Estados Unidos da América.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2019-01-14
Come citare
FILTER SANTOS DA SILVA, Rafael. Ressignificando as raças: os deuses pretos e os demônios brancos no discurso nacionalista preto da Nação do Islã nos Estados Unidos da América. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 20–57, 2019. DOI: 10.12957/cesp.2017.32397. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/32397. Acesso em: 4 feb. 2026.
Fascicolo
Sezione
Dossiê
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
