O CORPO COMO OBJETO E ALVO DE PODER NO BRASIL DO PERÍODO VARGAS

Autores/as

Palabras clave:

Corpo e poder, Representações, Sociedade, Período Vargas

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar argumentos para o entendimento dos conceitos que regem a relação entre  corpo e poder, especialmente do corpo como ferramenta para afirmação ideológica de poder no Brasil do período Vargas. Traçar-se-á um breve relato do uso e das representações do corpo na história, a fim de subsidiar as ideias apresentadas. A partir de documentos oficiais, escritos de autoridades e matérias da imprensa, comparados a uma sociologia do corpo já existente, buscar entender como o rápido desenvolvimento dos meios de comunicação, aliados a um projeto de governo autoritário, lidou com essa questão. Quais foram as rupturas, permanências ou inovações acerca dessas representações. Quais significações e ressignificações tornaram-se elementos da narrativa acerca do corpo naquele momento histórico. Concluímos que, a relação entre corpo e poder no Brasil seguiu um processo de evolução, não no sentido qualitativo, mas de adaptação aos momentos históricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Antonio de Andrade, Universidade Salgado de Oliveira

Licenciado em História pela São Camilo/ES, Mestre em História Política pela UERJ, Doutorando em História Política, Movimentos Sociais e Memória pela UNIVERSO.

Grit Kirstin Koeltzsch, CISOR/CONICET-Universidad Nacional de Jujuy

Doutora em ciências sociais, mestre em teoria e metodologia das ciências sociais e antropóloga. Fez um pós-doutorado em ciências da atividade física e em história. É professora do quadro permanente na Universidade Nacional de Jujuy (Argentina) e atualmente é a diretora do Centro de Estudos Indígenas e Coloniais (CEIC) da mesma universidade. Ministrou seminários e cursos de pós-graduação sobre corporeidades, biopolítica, estudos transdisciplinares do corpo e metodologias de pesquisa corporificadas e autoetnografia para estudos sociais do corpo. Publicou seu trabalho em várias revistas científicas internacionais indexadas e livros em espanhol e inglês.    

Publicado

2025-01-07

Cómo citar

DE ANDRADE, José Antonio; KOELTZSCH, Grit Kirstin. O CORPO COMO OBJETO E ALVO DE PODER NO BRASIL DO PERÍODO VARGAS. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/84938. Acesso em: 14 mar. 2026.