CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DA NOVA LITERATURA SOBRE REFORMAS ELEITORAIS: UM DIÁLOGO COM A HISTORIOGRAFIA DA LEI SARAIVA (1881)

Autores/as

Palabras clave:

reforma eleitoral, Lei Saraiva, história pol´ítica, interdisciplinaridade

Resumen

O artigo tem como objetivo traçar um diálogo entre a nova literatura sobre reformas eleitorais, emergente no campo da ciência política a partir dos anos 1990, e a historiografia da Lei Saraiva, norma eleitoral brasileira de 1881. Propõe-se uma revisão comparativa das literaturas. Primeiro, os textos historiográficos sobre a reforma brasileira são contrastados com as categorias analíticas da ciência política propostas por Gideon Rahat (2011) e Vitor Pimenta Gomes de Souza (2023). Em seguida, obras de cientistas políticos que empregam a abordagem histórico-comparativa, como Rahat (2008), Renwick (2010) e Nicolau (2012), são colocadas em perspectiva com as considerações teórico-metodológicas da história conceitual. As conclusões focam na necessidade de a historiografia ampliar as pesquisas sobre os percursos legislativos das reformas e sobre as ações dos subalternos, e a ciência política refinar o uso e a crítica de fontes primárias, além de ampliar seu campo de visão para além da política institucional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF (PPGH/UFF), com bolsa CAPES. Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense. Foi aluno bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) durante um ano com o projeto "A reforma eleitoral de 1881 e as transformações internas da cidadania: um exercício de história conceitual (1880-1881)".

Publicado

2025-10-24

Cómo citar

SILVA, Henrique. CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DA NOVA LITERATURA SOBRE REFORMAS ELEITORAIS: UM DIÁLOGO COM A HISTORIOGRAFIA DA LEI SARAIVA (1881). Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 25, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/85170. Acesso em: 4 feb. 2026.