A DESCONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS: UMA ANÁLISE DO REGIME DE EXCEÇÃO EM EL SALVADOR
Palavras-chave:
Regime de exceção, El Salvador, Poder simbólicoResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o ataque a representações simbólicas de grupos específicos no atual regime de exceção em El Salvador, usando-se como vetor de análise as considerações feitas por Pierre Bourdieu sobre o poder simbólico e os modos de conformação da realidade erigidas pelos sistemas simbólicos. Assim, o atual trabalho procura não apenas descrever as motivações mobilizadas pelo Estado para proceder à perseguição de organizações específicas, mas também como, por meio da desconstrução simbólica, o governo pretende informar a perda de poder desses grupos e a vigência de uma nova ordem social.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24.10.2025
Como Citar
VIEIRA BARROS, Isabelle; PIRES FERREIRA NETO, Lier; BOTAFOGO DE AGUIAR, Tomás. A DESCONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS: UMA ANÁLISE DO REGIME DE EXCEÇÃO EM EL SALVADOR. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 25, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/85093. Acesso em: 24 nov. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
