A ATUAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO PROCESSO DE IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA RAWLSIANA

Autores

  • Gabriela Brandão Figueira Corrêa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gabriel Martins Cruz de Aguiar Pereira
  • Isabelle Vieira Barros

Palavras-chave:

Razão pública, Impeachment, Dilma Roussef, Supremo Tribunal Federal

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar como foi a atuação pública do Supremo Tribunal Federal no curso do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, usando-se como vetor desta análise, na qualidade de elemento valorativo daquela atuação, o instituto do controle de constitucionalidade para garantir uma concepção política de justiça voltada a um ideal de democracia constitucional, tal como proposto pelo filósofo John Rawls. Assim, tendo em vista o caráter normativo da teoria Rawlsiana, o presente trabalho procura, não apenas descrever o que foi a atuação da Corte em tal evento histórico, mas também vislumbrar o que poderia ter sido, à luz do marco teórico analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24.06.2024

Como Citar

BRANDÃO FIGUEIRA CORRÊA, Gabriela; MARTINS CRUZ DE AGUIAR PEREIRA, Gabriel; VIEIRA BARROS, Isabelle. A ATUAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO PROCESSO DE IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA RAWLSIANA. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 18, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/81271. Acesso em: 28 jul. 2025.

Edição

Seção

VIII Seminário Discente IESP/UERJ