O uso do Modellus em sala de aula como instrumento motivacional para o estudo de óptica geométrica — um estudo de caso

Autores

  • Alan Freitas Machado IF-UERJ
  • Diego Barbosa Moura UFF
  • Sergio Ferreira de Lima Lima Colégio Pedro II
  • Rafael Levy Abel Siqueira IF-UERJ
  • Rodrigo do Amarante Colpo IF-UERJ
  • Thomaz Jacintho Lopes IF-UERJ
  • Claudio Elias da Silva IF-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2015.19629

Palavras-chave:

Modelagem computacional, Metodologias ativas, Software educativo, Modellus

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no Colégio Pedro II - Regional Centro, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O projeto desenvolvido utiliza o freeware educativo Modellus como instrumento mediador do ensino para promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos estudados nas disciplinas de física e matemática, utilizando os conceitos de óptica geométrica (incluindo espelhos plano e esférico) durante as aulas experimentais para a construção de novas referências epistemológicos de “aprender a aprender”. O Modellus tem interface intuitiva e de fácil utilização, permitindo que inúmeras condições experimentais de óptica geométrica possam ser facilmente simuladas, tornando as aulas mais rápidas e dinâmicas do que se fossem utilizados métodos tradicionais de ensino. As abordagens metodológicas utilizadas permitiram análises qualitativas e quantitativas, em um processo em que se utilizou escuta ativa para adaptar os conteúdos e ritmo das aulas ás necessidades dos alunos. Como resultado do projeto, percebemos um aumento da motivação do professor que leciona no ensino médio, tendo ele encontrado no software uma forma mais dinâmica e eficiente para lecionar fenômenos físicos, com múltiplos experimentos gerados em ambiente virtual. Utilizando esta tecnologia, foi possível os alunos observarem fenômenos físicos que antes somente eram vistos em imagens de livros.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2015.19629

Biografia do Autor

Alan Freitas Machado, IF-UERJ

Formado em Física pela UERJ (Licenciatura e bacharelado) mestre em engenharia nuclear (Instituto militar de engenharia) e doutor em geofisica (Observatório Nacional). Trabalho com modelagem computacional na criaçao de software educacional par ensino de ciências, coordenador do PIBID UERJ subprojeto Física, coordenador de projetos de inovação tecnológica da capes e Faperj, atualmente coordeno grupo de robótica no Liec (projeto que sou coordenador de informatica)

Diego Barbosa Moura, UFF

Professor Assistente do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense

Sergio Ferreira de Lima Lima, Colégio Pedro II

Professor do Colégio Pedro II

Mestre em Ensino de Física e Matemática pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

Rafael Levy Abel Siqueira, IF-UERJ

Graduando em Física no Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rodrigo do Amarante Colpo, IF-UERJ

Graduando em Física no Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Thomaz Jacintho Lopes, IF-UERJ

Graduando em Física no Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Claudio Elias da Silva, IF-UERJ

Professor Associado do Departamento de Eletrônica Quântica do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

21-12-2015

Como Citar

Machado, A. F., Moura, D. B., Lima, S. F. de L., Siqueira, R. L. A., Colpo, R. do A., Lopes, T. J., & Silva, C. E. da. (2015). O uso do Modellus em sala de aula como instrumento motivacional para o estudo de óptica geométrica — um estudo de caso. Revista Sustinere, 3(2), 143–151. https://doi.org/10.12957/sustinere.2015.19629