Para un concepto de no lineal de Historia. Reflexiones a partir de Walter Benjamin

Autores

  • Stefan Gandler Universidad Autónoma de Querétaro

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2011.8753

Palavras-chave:

História, Conceito de progresso, Noção de tempo, Conceito não-linear da história, Walter Benjamin, Teoria crítica (não-eurocêntrica)

Resumo

O ponto de partida deste estudo é o mais recente texto de Walter Benjamin, sua tese "Sobre o conceito de história". Benjamin apela para a importância da teologia para o materialismo histórico, com a intenção de superar uma das razões decisivas porque o projeto único da teoria de Marx, em suas interpretações positivistas, não foi entendido com a necessária radicalidade e estava em risco de perder seu poder explicativo e seu impulso revolucionário. A necessidade de olhar para trás, em direção ao que chamamos de passado, é o foco do estudo, e é analisada no nível epistemológico, ontológico e político. O olhar para trás também é necessário porque o passado mostra como todas as atrocidades, que pensamos ter superado, podem voltar a qualquer momento em uma maneira que não podemos imaginar.

Downloads

Publicado

01-04-2011

Como Citar

Gandler, S. (2011). Para un concepto de no lineal de Historia. Reflexiones a partir de Walter Benjamin. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 11(1), 56–102. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8753