NOTAS SOBRE INCLUSÃO DIGITAL NO ESPAÇO ESCOLAR À LUZ DOS USOS DOS MEMES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.37040

Palabras clave:

memes, educação, exclusão digital

Resumen

O acesso e domínio das novas tecnologias de informação e comunicação no mundo contemporâneo tornou-se uma exigência importante para o mundo do trabalho. Algo também importante para a melhor sociabilidade e interação do indivíduo com o outro. A questão em destaque também se localiza no mundo educacional, exigindo políticas públicas efetivas por parte do Estado para atender um processo de inclusão digital para os profissionais em educação. Ao mesmo tempo em que as novas linguagens digitais e tecnologias podem ser ferramentas didáticas valiosas para o melhoramento no processo de aprendizagem de alunos e de educadores. Neste contexto, os memes fazem parte do cotidiano das pessoas que utilizam as redes sociais e aplicativos de comunicação, algo muito próximo dos jovens. Seu uso em sala de aula é uma possibilidade de aproximação entre o mundo de expectativa e de interesses de alunos e professores.  Neste sentido, o presente trabalho pretende refletir acerca da problemática da inclusão digital na educação brasileira a partir dos usos de memes, atendendo a duas possibilidades: apresentar apontamentos sobre a exclusão digital no processo educacional brasileiro e indicar o meme como possibilidade de reflexão sobre o cotidiano da sala de aula à luz da exclusão e da inclusão digital.

Biografía del autor/a

Ariosvalber de Souza Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em História e professor formador da Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais

Publicado

2019-02-08

Cómo citar

Oliveira, A. de S. (2019). NOTAS SOBRE INCLUSÃO DIGITAL NO ESPAÇO ESCOLAR À LUZ DOS USOS DOS MEMES. Periferia, 11(1), 214–230. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.37040