A DEFICIÊNCIA E AS POLÍTICAS SOCIAIS EM PORTUGAL: RETRATO DE UMA DEMOCRACIA EM CURSO

Autores

  • Bruno Sena Martins Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29404

Palavras-chave:

deficiência, corpo, políticas sociais

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.29404

A realidade pessoas com deficiência em Portugal é marcada por fortíssimas condições de marginalização social e exclusão económica. Um tal quadro emerge a despeito das sucessivas transformações legislativas e das políticas sociais que foram sendo introduzidas nas últimas décadas. A superação deste contexto passa por um radical questionamento dos termos pelos quais a deficiência é pensada, tanto quanto por uma transformação de dinâmicas democráticas acostumadas a negligenciar as vozes das pessoas com deficiência.

Biografia do Autor

Bruno Sena Martins, Universidade de Coimbra

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Vice-presidente Conselho Científico e de Co-coordenador no Programa de extensão académica "O Ces vai à Escola." Co-coordenador do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies." Docente no Programa de Doutoramento "Pós-colonialismos e cidadania global." Licenciado em antropologia e doutorado em sociologia.

Downloads

Como Citar

Martins, B. S. (2017). A DEFICIÊNCIA E AS POLÍTICAS SOCIAIS EM PORTUGAL: RETRATO DE UMA DEMOCRACIA EM CURSO. Periferia, 9(1), 13–33. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29404