CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI: TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS

Ana Cristina Menegaz dos Santos Carpi, Jacqueline de Fatima dos Santos Morais

Resumo


Ana Cristina Menegaz dos Santos Carpi, Jacqueline de Fatima dos Santos Morais

DOI: 10.12957/periferia.2014.17264

Este trabalho é um recorte de dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que se refere ao percurso histórico do Centro Educacional de Niterói (CEN). Privilegiamos aqui o “Projeto Político Pedagógico” como fonte documental primária a fim de compreendermos a história desta instituição de ensino. A trajetória singular e imbricada por acontecimentos no campo educativo de caráter nacional permitem afirmar que a criação desta escola está relacionada à luta maior pela hegemonia no campo educacional de modelos pedagógicos e administrativos ligados à Escola Nova.


Palavras-chave


História da educação; memória institucional; história escolar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17264

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil  

Revista Periferia,uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ