Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares

 

 


O conhecimento nem sempre segue trilhas disciplinares, no entanto, a formação clássica das ciências sociais subdivide o conhecimento em áreas com fronteiras supostamente conhecidas e estabilizadas: sociologia, antropologia e ciência política. Contemporaneamente, quando nos dispomos a fazer ciência social engajando-nos efetivamente em desafios e reflexão sobre problemas sociais nacionais e internacionais, frequentemente temos que reconhecer que a vontade de delineamento e preservação de fronteiras disciplinares deve ser substituída por investimentos em caminhos de interseção e cruzamentos de perspectivas de diferentes ordens. A revista Interseções é um dos raros espaços editoriais no Brasil que se construiu a partir da importância da formação e compartilhamento de um conhecimento interdisciplinar intelectualmente sério e academicamente consistente. Por isto, está aberta a todo o tipo de colaboração que some neste sentido.


O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS)
da UERJ foi fundado em 1994, contemplando a formação conjugada nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Em 1999, foi criada em seu âmbito a revista Interseções – revista de estudos interdisciplinares, cuja linha editorial acompanha a proposta de formação do Programa, recebendo contribuições das três áreas, bem como de áreas afins que estabeleçam diálogos com autores e conceitos das Ciências Sociais.

Em seus 13 anos de existência, foram publicados 22 números. Ao longo deste tempo, a composição da Editoria procurou refletir a linha editorial interdisciplinar. Por esta razão, na fundação da revista a Editoria foi composta pelos Profs. Valter Sinder (Antropologia), Clarice Peixoto (Antropologia) e Myrian Santos (Sociologia), formação esta que se manteve por cerca de seis anos. Desde então, outros professores do PPCIS colaboraram também com Interseções participando da edição de números específicos (Profª. Clara Araújo, Prof. Cecília Mariz), até que em 2012 definiu-se a formação atual da Editoria.

Esta trajetória de longevidade, bem como os desafios recorrentes para sua continuidade, foi um convite para que esta nova Editoria repensasse o sistema de produção e divulgação da revista. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ tomou então a decisão de transformar Interseções em uma revista inteiramente on-line.

Esta decisão tem duas intenções: ampliar o acesso à revista, até então limitado por sua exclusiva circulação em formato impresso, e garantir a regularização de sua periodicidade pela agilidade de produção editorial do formato eletrônico. Incluída no sistema OJS/SEER, adotado pela UERJ, Interseções terá acesso gratuito a todas as suas edições publicadas a partir deste número. Os números anteriores serão gradualmente disponibilizados também. Com esta iniciativa, a revista informatizará todo o seu processo editorial, desde o recebimento de submissões até o contato com o corpo de pareceristas.

Nosso primeiro número on-line traz nove artigos, reunindo contribuições de pesquisadores brasileiros, argentinos e portugueses. Fiel ao espírito interdisciplinar que marcou a criação da revista, congrega trabalhos das áreas canônicas das “assim chamadas ciências sociais” – Antropologia, Ciência Política e Sociologia –, abrindo também espaço para textos de áreas afins com trajetórias já consagradas de diálogo com as ciências sociais. Estas áreas estão representadas, neste nosso primeiro número on-line, pela Comunicação Social e pela Saúde Coletiva.

Como parte desta iniciativa de mudança do formato impresso para o formato eletrônico, Interseções lança simultaneamente três novos números. Todos compartilham uma concepção editorial pautada pelos veios da interdisciplinariedade e da internacionalização, em particular visando o estreitamento de nosso diálogo com os pesquisadores latino-americanos e portugueses. Esperamos que este nosso esforço de reformatação e disponibilização on-line de Interseções garanta a todos uma boa leitura!

Helena Bomeny, Maria Claudia Coelho e Paulo D'Ávila Filho.
Editores

 

INDEXADORES:

Índice de Ciências Sociais do IUPERJ;

CLASE – Citas Latinoamericas en Ciencias Sociales y Humanidades;

LATINDEX – Sistema regional de información en linea para revistas científicas

de America Latina, el Caribe, España y Portugal;

EBSCO;

OPEN EDITION / Revues.org;

Cengage-Learning.



v. 17, n. 2 (2015): Julho - Dezembro 2015

Periódico científico semestral do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sumário

Revista completa

Revista completa PDF
Interseções revista de estudos interdisciplinares

Páginas iniciais

Páginas iniciais PDF
Interseções revista de estudos interdisciplinares

Artigos

O valor do tempo. Dádiva e voluntariado em Portugal em tempos de crise PDF
Antónia Pedroso de Lima, Fernanda Maria Rivas Oliveira
Interpretações e reações à estigmatização étnico-racial: narrativas dos Negros Brasileiros em perspectiva comparada PDF
Graziella Moraes Silva, Elisa P. Reis
Em busca da Justiça: o processo de criminalização do racismo no Rio de Janeiro a partir de um estudo quantitativo sobre a base de dados do ISP 2007- 2010 PDF
Luciane Soares Silva, Lygia Costa
Transformações e conflitos na área portuária da cidade do Rio de Janeiro: megaeventos esportivos, mídia e marketing urbano PDF
Maria Josefina Gabriel Sant'Anna, Livia Maria Abdalla Gonçalves
Prácticas de maternidad compartida en contexto de encierro: una mirada a la construcción del orden social carcelario PDF
Natalia Soledad Ojeda
“Terra sem mal” e messianismo entre os guarani do Paraguai colonial (séc.XVI e XVII) PDF
Paulo Rogério Melo de Oliveira
A leitura da mídia ao processo de desintrusão da terra indígena Marãiwastsédé PDF
Diego Airoso da Motta, Natália Araújo de Oliveira
Pastores mirins: a construção de uma referência identitária religiosa na infância PDF
Vania Sierra, Wania Amélia Mesquita
Jornalistas, médiuns e mandingueiros: os baixos e falsos espiritismos na confecção partilhada de uma religiosidade PDF
Moacir Carvalho
Panoramas da escrita da história na Música Popular Brasileira PDF
Luã Ferreira Leal