Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da UERJ foi fundado em 1994, contemplando a formação conjugada nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Em 1999, foi criada em seu âmbito a revista Interseções – revista de estudos interdisciplinares, cuja linha editorial acompanha a proposta de formação do Programa, recebendo contribuições das três áreas, bem como de áreas afins que estabeleçam diálogos com autores e conceitos das Ciências Sociais. A revista Interseções é um dos raros espaços editoriais no Brasil que se construiu a partir da importância da formação e compartilhamento de um conhecimento interdisciplinar.

e-ISSN: 2317-1456 | ISSN: 1517-6088 | Ano de criação: 1999 - impresso, 2010 - eletrônico | Área do conhecimento: Ciências Sociais e Humanidades | Qualis: B1 (Sociologia / Interdisciplinar)

O conhecimento nem sempre segue trilhas disciplinares, no entanto, a formação clássica das ciências sociais subdivide o conhecimento em áreas com fronteiras supostamente conhecidas e estabilizadas: sociologia, antropologia e ciência política. Contemporaneamente, quando nos dispomos a fazer ciência social engajando-nos efetivamente em desafios e reflexão sobre problemas sociais nacionais e internacionais, frequentemente temos que reconhecer que a vontade de delineamento e preservação de fronteiras disciplinares deve ser substituída por investimentos em caminhos de interseção e cruzamentos de perspectivas de diferentes ordens. A revista Interseções é um dos raros espaços editoriais no Brasil que se construiu a partir da importância da formação e compartilhamento de um conhecimento interdisciplinar intelectualmente sério e academicamente consistente. Por isto, está aberta a todo o tipo de colaboração que some neste sentido.


O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS)
da UERJ foi fundado em 1994, contemplando a formação conjugada nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Em 1999, foi criada em seu âmbito a revista Interseções – revista de estudos interdisciplinares, cuja linha editorial acompanha a proposta de formação do Programa, recebendo contribuições das três áreas, bem como de áreas afins que estabeleçam diálogos com autores e conceitos das Ciências Sociais.

Em seus 13 anos de existência, foram publicados 22 números. Ao longo deste tempo, a composição da Editoria procurou refletir a linha editorial interdisciplinar. Por esta razão, na fundação da revista a Editoria foi composta pelos Profs. Valter Sinder (Antropologia), Clarice Peixoto (Antropologia) e Myrian Santos (Sociologia), formação esta que se manteve por cerca de seis anos. Desde então, outros professores do PPCIS colaboraram também com Interseções participando da edição de números específicos (Profª. Clara Araújo, Prof. Cecília Mariz), até que em 2012 definiu-se a formação atual da Editoria.

Esta trajetória de longevidade, bem como os desafios recorrentes para sua continuidade, foi um convite para que esta nova Editoria repensasse o sistema de produção e divulgação da revista. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ tomou então a decisão de transformar Interseções em uma revista inteiramente on-line.

Esta decisão tem duas intenções: ampliar o acesso à revista, até então limitado por sua exclusiva circulação em formato impresso, e garantir a regularização de sua periodicidade pela agilidade de produção editorial do formato eletrônico. Incluída no sistema OJS/SEER, adotado pela UERJ, Interseções terá acesso gratuito a todas as suas edições publicadas a partir deste número. Os números anteriores serão gradualmente disponibilizados também. Com esta iniciativa, a revista informatizará todo o seu processo editorial, desde o recebimento de submissões até o contato com o corpo de pareceristas.

Nosso primeiro número on-line traz nove artigos, reunindo contribuições de pesquisadores brasileiros, argentinos e portugueses. Fiel ao espírito interdisciplinar que marcou a criação da revista, congrega trabalhos das áreas canônicas das “assim chamadas ciências sociais” – Antropologia, Ciência Política e Sociologia –, abrindo também espaço para textos de áreas afins com trajetórias já consagradas de diálogo com as ciências sociais. Estas áreas estão representadas, neste nosso primeiro número on-line, pela Comunicação Social e pela Saúde Coletiva.

Como parte desta iniciativa de mudança do formato impresso para o formato eletrônico, Interseções lança simultaneamente três novos números. Todos compartilham uma concepção editorial pautada pelos veios da interdisciplinariedade e da internacionalização, em particular visando o estreitamento de nosso diálogo com os pesquisadores latino-americanos e portugueses. Esperamos que este nosso esforço de reformatação e disponibilização on-line de Interseções garanta a todos uma boa leitura!

Helena Bomeny, Maria Claudia Coelho e Paulo D'Ávila Filho.
Editores

 

INDEXADORES:

Índice de Ciências Sociais do IUPERJ;

CLASE – Citas Latinoamericas en Ciencias Sociales y Humanidades;

LATINDEX – Sistema regional de información en linea para revistas científicas

de America Latina, el Caribe, España y Portugal;

EBSCO;

OPEN EDITION / Revues.org;

Cengage-Learning.



v. 19, n. 1 (2017): Janeiro - Junho 2017

Periódico científico semestral do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sumário

Revista completa

Revista Completa PDF
Interseções revista de estudos interdisciplinares

Páginas iniciais

Primeiras Páginas PDF
Primeiras Páginas

Homenagem a Ricardo Benzaquen de Araújo

Luz de Inverno: sonatas para Ricardo PDF
Helena Bomeny, Ronaldo Oliveira de Castro
Primórdios de um professor. Os primeiros cursos de Ricardo Benzaquen de Araújo na PUC-Rio PDF
Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti
Lembranças e histórias: Ricardo Benzaquen e o CPDOC. PDF
Lúcia Lippi Oliveira
Ziguezagueando com Ricardo Benzaquen no Departamento de História da PUC-Rio PDF
Marcelo Jasmin
Ricardo Benzaquen de Araujo, breve homenagem à sua memória PDF
Luiz Eduardo Soares
Ricardo Bezaquen, presença no IUPERJ PDF
Maria Alice Resende de Carvalho

Dossiê Emoções, Política e Trabalho – estudos em antropologia das emoções

Introduçâo ou Como Fazer Coisas Com Emoções PDF
Maria Claudia Pereira Coelho, Susana Soares Branco Durão

Parte I: emoções e movimentos sociais

O Humanitário no Centro das Emoções: uma leitura crítica PDF
Jaqueline Terezinha Ferreira
Afirmando-se a vida, constrói-se o tempo: experiência, emoções e ativismo político contra a AIDS PDF
Carlos Guilherme Octaviano do Valle
Teorias que Libertam: narrativas de intelectuais brasileiros sobre engajamento em Direitos Sexuais PDF
Bruno Dallacort Zilli

Parte II: emoções e policiamento

“O Cume dos Heróis”: a escritura emotiva de um relato policial PDF
Mariana Sirimarco
Percepções e afetos de policiais federais: interações com estudantes estrangeiros PDF
Silvia Garcia Nogueira
Entre o perigo da indiferença e o risco de ser afetado: a gestão das emoções em investigações policiais de pornografia infantil PDF
Laura Lowenkron

Parte III: emoções, instituições e trabalho

Trajetórias e emoção em uma instituição tecnocientífica argentina PDF
Ana Spivak L’Hoste
“O mercado é nosso amigo, nós é que não sabemos compreendê-lo”: o trading financeiro entre o otimismo quantitativo e a descrença PDF
Daniel Seabra Lopes
A Sagrada Inveja: reflexões sobre emoções e interações competitivas entre trabalhadores fabris PDF
Beatriz Rodrigues Kanaan
As Emoções Diárias: ensaio sobre a etnopsicologia do jornalismo PDF
Geraldo Garcez Condé

Resenhas

Anthropology and Nostalgia PDF
Eduardo Moura Pereira Oliveira