Banco de Dentes Humanos: ética a serviço do ensino e da pesquisa - a experiência da Faculdade de Odontologia da UERJ

Autores

  • Leonardo Navega Louzada UERJ
  • Roberta Costa Jorge UERJ
  • Kelly dos Santos Silva UERJ
  • Rafael dos Santos Lemos Pacífico UERJ
  • Felipe Fernandes de Paula Dantas UERJ
  • Stephanie Evellyn Antunes Novaes UERJ
  • Izabel Monteiro D’Hyppolito UERJ
  • Luana da Silva Viana UERJ
  • Byanca Ramos de O. Correia UERJ
  • Beatriz Farias do Nascimento UERJ
  • Gabriela C. Andrade Americano UERJ
  • Vera Mendes Soviero UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2015.21857

Palavras-chave:

Dentes humanos, Educação, Ética.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2015.21857

A utilização de dentes humanos é rotineira na formação profissional e em pesquisas científicas de alta relevância em Odontologia. Um banco de dentes humanos permite que atividades didático-científicas que utilizam dentes humanos sejam realizadas dentro dos preceitos éticos quanto ao uso de material biológico, contribuindo para coibir o comércio de dentes humanos. O objetivo do presente artigo foi abordar questões éticas e legais acerca do emprego de dentes humanos no ensino e na pesquisa em Odontologia e relatar a experiência da Faculdade de Odontologia da UERJ com o projeto Banco de Dentes Humanos, implantado como um projeto de extensão, com caráter multidisciplinar, resultante do trabalho dos estudantes vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET), sob a orientação do professor tutor. O BDH FO-UERJ reforça a indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão e tem tido importante função na formação ética dos estudantes de Odontologia, no suporte às atividades didático-científicas e no estímulo à discussão do tema junto à sociedade.

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Como Citar

Louzada, L. N., Jorge, R. C., Silva, K. dos S., Pacífico, R. dos S. L., Dantas, F. F. de P., Novaes, S. E. A., … Soviero, V. M. (2016). Banco de Dentes Humanos: ética a serviço do ensino e da pesquisa - a experiência da Faculdade de Odontologia da UERJ. Interagir: Pensando a extensão, (20), 67–79. https://doi.org/10.12957/interag.2015.21857

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA