INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE A APARÊNCIA DE PROFESSORAS DE SÃO PAULO

Autores

  • Mariana Gori Centro Universitário São Camilo
  • Renata Furlan Viebig Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.32667

Palavras-chave:

Mídia. Influência. Professores. Aparência.

Resumo

Objetivo: Avaliar as influências da mídia sobre a aparência de professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I de escolas privadas do município de São Paulo. Metodologia: Estudo transversal realizado com professoras de 4 colégios paulistanos. As docentes foram submetidas a avaliação antropométrica e responderam ao “Questionário de Atitudes Socioculturais” em relação à aparência (SATAQ-3) para verificar a influência da mídia. Resultados: Participaram 55 professoras com idade média de 37,49 anos. A maioria das participantes (76,3%) foram classificadas nas classes sociais A e B. O Índice de Massa Corporal médio encontrado foi 26,6Kg/m2 e a média de percentual de gordura corporal foi de 41,9%. As professoras mais influenciadas pela mídia eram mais velhas, de maior classe socioeconômica e com maior percentual de gordura corporal, porém, somente esta última associação se mostrou estatisticamente significativa. Foi observado que quanto maior o tempo de profissão menor o escore no SATAQ-3 (p=0,030). Conclusões: As docentes com maior pontuação no questionário tiveram maior peso corporal e percentual de gordura corporal mais elevado. Além disso, as docentes mais experientes sofriam menos influencia da mídia.

DOI: 10.12957/demetra.2018.32667

Biografia do Autor

Mariana Gori, Centro Universitário São Camilo

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2013) e Especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo GANEP Nutrição Humana (2014). Mestre em Nutrição do Nascimento à adolescência pelo Centro Universitário São Camilo (2017). Atualmente trabalha com alimentação escolar em uma rede de colégios particulares de São Paulo e realiza atendimentos clínicos em seu consultório particular.

Renata Furlan Viebig, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Nutrição (1998), especialização em Nutrição Clínica e Dietoterapia (2000) e em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos (2014). É Mestre em Saúde Pública, na área de concentração em Nutrição, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2002) e Doutora em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2010). É docente do Curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, desde 2009, e professora e supervisora de estágios da área de Nutrição Esportiva do Curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário São Camilo - São Paulo, desde 2003. Além disso, é docente e orientadora do Mestrado Profissional em Nutrição: do nascimento à adolescência e do Curso de Especialização em Nutrição Clínica, ambos do Centro Universitário São Camilo - São Paulo. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica, Epidemiologia Nutricional e Nutrição Esportiva, tendo como principais linhas de pesquisa e atuação: nutrição e saúde nas fases do ciclo da vida - da infância à terceira idade, nutrição para atletas e praticantes de atividade física, avaliação antropométrica e nutricional de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Publicado

2018-07-16

Como Citar

Gori, M., & Viebig, R. F. (2018). INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE A APARÊNCIA DE PROFESSORAS DE SÃO PAULO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(2), 447–462. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.32667