NÍVEL DE CONHECIMENTO, ATITUDES E PRÁTICAS DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

Autores

  • Hiara Zanoni Pagotto Nutricionista Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ludmilla Gonçalves Espíndula Aluna do curso de nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alyne Gomes da Vitória Mestranda em Nutrição e Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Maria Clara de Moraes Motta Machado Mestranda em Nutrição e Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Jackline Freitas Brilhante de São José Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30528

Palavras-chave:

Boas Práticas de Fabricação. Serviços de alimentação. Qualidade dos alimentos. Manipulação de alimentos. Controle de qualidade.

Resumo

Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento, atitudes e práticas de manipuladores de alimentos de serviços de alimentação. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo transversal feito com manipuladores de alimentos de 15 serviços de alimentação, sendo que participaram da pesquisa 75 indivíduos. Foi aplicado um questionário contendo questões sociodemográficas e para avaliação do conhecimento, atitudes e práticas (CAP). O questionário autoaplicável continha 30 questões relacionadas às boas práticas na manipulação dos alimentos. Foi considerada adequada a nota igual ou superior a 70 % para a avaliação de cada bloco e do questionário por completo. Os dados foram analisados com auxílio do software SPSS, versão 22. Resultados e Discussão: 64% dos manipuladores exerciam atividades em restaurantes comerciais e 84% eram do sexo feminino. Quanto ao nível de escolaridade, 52% dos manipuladores tinham o ensino médio completo. Quanto às questões sobre CAP, no bloco de conhecimento e atitudes foram observadas menores pontuações quando comparado ao bloco de práticas. A média de pontuação no questionário foi igual a 54,9 ± 4,18. Falhas quanto ao entedimento e conhecimento sobre cuidados com os alimentos podem diminuir o nível de consciência sobre manipulação adequada e culminar em uma falsa ideia de segurança. Conclusão: Os manipuladores apresentaram falhas na avaliação do conhecimento; ressalta-se, assim, a necessidade de treinamento, de modo a agregar informações para promover melhorias de desempenho nas atividades executadas.

DOI: 10.12957/demetra.2018.30528

Biografia do Autor

Hiara Zanoni Pagotto, Nutricionista Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo

Nutricionista Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo

Ludmilla Gonçalves Espíndula, Aluna do curso de nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo

Aluna do curso de nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo

Alyne Gomes da Vitória, Mestranda em Nutrição e Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestranda em Nutrição e Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo.

Maria Clara de Moraes Motta Machado, Mestranda em Nutrição e Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestranda em Nutrição e Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo.

Jackline Freitas Brilhante de São José, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Nutrição (2007), é Mestre em Microbiologia Agrícola, com ênfase em microbiologia de alimentos (2009) e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2013) sendo todos os títulos obtidos na Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, Professora Adjunto A do curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência em boas práticas de fabricação, higiene industrial e dos alimentos, qualidade de alimentos, microbiologia dos alimentos, serviços de alimentação e nutrição. Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade microbiológica de alimentos, higiene industrial e de alimentos, processos alternativos para a sanitização de frutas e hortaliças.

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Pagotto, H. Z., Espíndula, L. G., da Vitória, A. G., Machado, M. C. de M. M., & de São José, J. F. B. (2018). NÍVEL DE CONHECIMENTO, ATITUDES E PRÁTICAS DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 293–305. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30528

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE