LITERATURA E AFRODESCENDÊNCIA NO BRASIL: CONDIÇÕES E POSSIBILIDADES DE EMERGÊNCIA DE UM NOVO CAMPO DE ESTUDOS

Conteúdo do artigo principal

Rafael Balseiro Zin

Resumo

Os primeiros registros da literatura de autoria negra no Brasil datam do início da segunda metade do século XIX. Contudo, os estudos críticos que tratam dessa importante vertente literária ganharam força no país somente nas últimas três ou quatro décadas. Se, por um lado, a potencialidade criativa dos afro-brasileiros ficou esquecida ou mesmo tenha sido silenciada durante esse período, por outro, ela revela a subjetividade e a sensibilidade artística dessa camada de nossa população, apresentando-se como uma forma potente de reinvenção da vida e de construção de novas realidades. Levando em consideração essa perspectiva, o presente artigo se propõe a analisar, dos pontos de vista estrutural e conjuntural, quais foram as condições e as possibilidades que propiciaram a emergência dos estudos contemporâneos que tratam da relação entre literatura e afrodescendência no Brasil.

Detalhes do artigo

Como Citar
Zin, R. B. (2018). LITERATURA E AFRODESCENDÊNCIA NO BRASIL: CONDIÇÕES E POSSIBILIDADES DE EMERGÊNCIA DE UM NOVO CAMPO DE ESTUDOS. Caderno Seminal, 29(29). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.30978
Seção
Tema Livre
Biografia do Autor

Rafael Balseiro Zin, Doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisador do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp)

Rafael Balseiro Zin é sociólogo (Mtb 2204/SP), com especialização em Estudos Brasileiros: sociedade, educação e cultura. Possui graduação em Sociologia e Política (2012), pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo; mestrado em Ciências Sociais (2016), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e, atualmente, é doutorando em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde participa, como pesquisador, do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp). Tem experiência nas áreas de Pensamento Social Brasileiro, Estudos Culturais e Estudos Literários, atuando, principalmente, com os seguintes temas: trajetória intelectual dos escritores negros no Brasil; literatura abolicionista escrita por mulheres no Brasil dos oitocentos; literatura afro-brasileira e resistência; história da população negra no Brasil; e políticas de promoção da igualdade racial. Vive e trabalha em São Paulo.