ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”

Conteúdo do artigo principal

Caroline Adriana Mendes Burach
Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, a partir do conceito de oralidade, investigar e analisar o livro didático Letramento e Alfabetização, do 3º ano do Ensino Fundamental I, considerando as seções intituladas Práticas de oralidade, a fim de verificar se o trabalho com a oralidade se dá em consonância com as teorias propostas ou há incongruências na relação teoria e prática. Para tanto, toma-se como escopo teórico os postulados de Marcuschi (1997, 2001, 2007), Bakhtin (1988, 2011), bem como os documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) e o Ensino Fundamental de Nove anos - Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010).

 

This work aims, from the concept of orality, investigate and analyze the textbook Letramento e Alfabetização, the 3rd year of elementary school, considering the sections entitled orality practices in order to verify that the work with the orality is gives in line with the theories proposed or there are inconsistencies in the relationship between theory and practice. Therefore, it takes as a theoretical scope of the postulates of Marcuschi (1997, 2001, 2008), Bakhtin (1988, 2011) and official documents such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) and the Ensino Fundamental de Nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010).

Detalhes do artigo

Como Citar
Mendes Burach, C. A., & Ferreira Dias Di Raimo, L. C. (2017). ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”. Caderno Seminal, 26(26). https://doi.org/10.12957/cadsem.2016.25032
Seção
Tema Livre
Biografia do Autor

Caroline Adriana Mendes Burach, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM - Área de Concentração: Estudos Linguísticos, Linha de Pesquisa: Ensino-Aprendizagem de línguas. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão - antiga Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam).

Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), UNESP-ASSIS, mestrado em Letras (Filologia e Lingüística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), UNESP-ASSIS e doutorado em Linguística Aplicada (área: Ensino-aprendizagem de língua materna) pela UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. Com doutorado em Lingüística Aplicada pela Unicamp, a pesquisadora tem seguido seus estudos e orientações de iniciação científica e TCC, a partir de reflexões produzidas com relação a processos de leitura em gêneros discursivos diversos sob um enfoque discursivo, tendo-se em vista a necessidade de articulação entre as dimensões do texto e do interdiscurso na produção de sentidos. Atuando, em nível de graduação, nas disciplinas de Leitura e produção de textos e Morfossintaxe, a professora está lotada no Departamento de Língua Portuguesa da UEM-Universidade Estadual de Maringá.