O QUE LEEM OS JOVENS PORTUGUESES (8-14 ANOS) NOS TEMPOS LIVRES? UM ESTUDO DE CASO

Conteúdo do artigo principal

Jorge MARTINS
Fernando José AZEVEDO

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa levada a cabo no ano letivo 2012/2013, com uma amostra representativa de 30 indivíduos (a frequentar a escolaridade obrigatória entre o 3.º e o 9.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos), de um agrupamento de escolas do distrito de Braga (norte de Portugal). Foi objetivo da pesquisa identificar as obras lidas, de forma voluntária pelos jovens, estabelecer correlações com a seleção por géneros e determinar as influências subjacentes à leitura desses textos. A pesquisa demonstrou que os jovens leem maioritariamente obras do domínio da literatura infanto-juvenil comercial, em complemento a outras de âmbito canônico. Foram igualmente detectadas correlações entre o género dos indivíduos da pesquisa e a seleção de determinadas obras. Finalmente, os agentes que maior influência exercem nos jovens são os pais e os professores, percebidos como mediadores da leitura, por excelência.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS, J., & AZEVEDO, F. J. (2016). O QUE LEEM OS JOVENS PORTUGUESES (8-14 ANOS) NOS TEMPOS LIVRES? UM ESTUDO DE CASO. Caderno Seminal, 25(25). https://doi.org/10.12957/cadsem.2016.20076
Seção
Miscelânia Literatura
Biografia do Autor

Jorge MARTINS, Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, Universidade do Minho, Portugal

Pós-Doc no Centro de Investigação em Estudos da Criança, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5748563845516849

Fernando José AZEVEDO, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Fernando Azevedo é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação (Mestrado e Doutoramento) nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. É Doutor em Ciências da Literatura e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), integrando igualmente o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL). Pertence à Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura (Portugal). Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Para informação mais detalhada:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2534154027031731