PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO BILÍNGUE DE TERMOS SIMPLES, EXPRESSÕES FIXAS E SEMIFIXAS DA ÁREA DE SENSORIAMENTO REMOTO

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Diva Cardoso de CAMARGO
Dalila dos Santos HASMANN

Resumo

O Brasil foi um dos países que mais se destacou na listadas nações que mais publicam artigos em revistas científicas. De2007 a 2008, a produção científica brasileira passou da 15ª para 13ªcolocação no ranking mundial de artigos publicados em revistascientíficas. No entanto, 60% dos artigos publicados pelos brasileirosestão em português, o que faz com que o trabalho brasileiro recebapouca atenção internacional. O objetivo desta pesquisa é construir eanalisar um corpus paralelo composto por um livro deSensoriamento Remoto em Inglês e sua tradução para o Português,a fim de criar um glossário dos termos mais recorrentes naliteratura de Sensoriamento Remoto. A consecução destes objetivosserá fundamentada no arcabouço teórico-metodológico dos Estudosda Tradução Baseados em Corpus (BAKER, 1993, 1995, 1996;CAMARGO, 2005), Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004)e princípios de Terminologia (BARROS, 2004; KRIEGER & FINATTO,2004). Será utilizado o programa Wordsmith Tools e suasferramentas. Além do corpus paralelo, também construiremos doiscorpora comparáveis compostos por artigos publicados em revistasbrasileiras e internacionais da área. Os primeiros resultadosmostram que os tradutores fizeram uso de uma maior variação devocabulário em suas traduções, o que pode ser uma maneira de tornar o texto mais claro para o leitor. Para a análise das entradasdo glossário, os profissionais do Instituto Nacional de PesquisasEspaciais - INPE, serão consultados e suas opiniões agregadas a estapesquisa para dar consistência à produção do glossário bilíngueproposto.

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Como Citar
CAMARGO, D. C. de, & HASMANN, D. dos S. (2014). PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO BILÍNGUE DE TERMOS SIMPLES, EXPRESSÕES FIXAS E SEMIFIXAS DA ÁREA DE SENSORIAMENTO REMOTO. Caderno Seminal, 19(19). https://doi.org/10.12957/cadsem.2013.12066
Seção
Dossiê - Literatura Infantil e Juvenil