PARA UMA NOVA GENEALOGIA DA NÉGRITUDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.55187Palavras-chave:
Négritude, Intelectuais negras, Estudos de gêneroResumo
Esse artigo procura explorar, por meio da análise de publicações de Suzanne Roussi-Césaire e Paulette Nardal, como a ideologia da Négritude foi abraçada por homens e por mulheres por meio de seus ensaios, romances, poesias e obras de arte. As intelectuais, escritoras e artistas martinicanas não permaneceram em silêncio, elas articularam suas visões e forneceram importantes análises sobre as complexidades da construção da identidade africano-martinicana.
Referências
BERNABÉ, Jean; CHAMOISEAU, Patrick; CONFIANT, Raphaël. Éloge de la Créolité/ In Praise of Creoleness. Paris: Gallimard, 1989.
BONI, Tanella. Femmes en Négritude: Paulette Nardal et Suzanne Césaire. Rue Descartes, n. 83, 2014, p. 62-76.
CÉSAIRE, Aimé. Cahier d’un retour au pays natal. Newcastle UT: Bloodaxe Books, 1995.
CÉSAIRE, Aimé. Cahier d’un retour au pays natal, Diário de um retorno ao país natal. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, p. 41. Tradução e posfácio: Lilian Pestre de Almeida.
___. Les Armes miraculeuses. Paris: Gallimard, 1946.
___. Soleil cou coupé. Paris: K. Éditeurs, 1948.
___. Speech delivered by Aimé Césaire in Dakar on April 6, 1966. Gradhiva, vol. 10, n. 2, 2009, p. 208-15.
__. Discours sur le colonialisme suivi de Discours sur la Négritude. Paris : Éditions Présence Africaine, 2004.
CÉCO, Mérine. La mazurka perdue des femmes-couresse. Paris: Éditions Écriture, 2013.
CHOW, Rey. The Politics of Admittance: Female Sexual Agency, Miscegenation, and the Formation of Community in Frantz Fanon. UTS Review, vol. 1, Sydney, 1995, p. 5-29.
CONDÉ, Maryse. La Parole des femmes. Paris: L’Harmattan, 1979.
DRACIUS-PINALIE, Suzanne. L’autre qui danse. Paris: Privat-Le Rocher, 2007.
FANON, Frantz. Black Skin, White Masks. London: Pluto Press, 1986.
___. Peau noire, masques blancs. Paris: Éditions du Seuil, 1952.
___. Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 105-106. Tradução de Renato da Silveira
FROBENIUS, Leo. The Origin of African Civilizations. Washington, DC: Smithsonian, 1899.
JEFFERS, Chike. Review of “Suzanne Césaire, The Great Camouflage: Writings of Dissent (1941-1945)”. Journal of French and Francophone Philosophy, vol. 21, n. 1, 2013, p. 183-192.
KANOR, Fabienne. Humus. Paris: Gallimard, 2006.
LACASCADE, Suzanne. Claire Solange, âme africaine. Paris: Eugène Figuière Éditeurs, 1924.
NARDAL, Jane. Internationalisme noir. La Dépêche africaine, 15 février 1928, p. 5.
Nardal, Paulette et al. Ce que nous voulons faire. In: La Revue du monde noir, 1931-1932, collection complète, n° 1 à 6, (fac-símile). Paris: Edição Jean-Michel Place, 1992, p. 3.
___. Éveil de la conscience de race. La Revue du monde noir 1931-1932: collection complète, n° 1 à 6, (fac-símile). Paris: Édition Jean-Michel Place, 1992, p. 343-349.
PINEAU, Gisèle. Espérance Macadam. Paris: HC Éditions, 2006.
PIGEON, Gérard Georges. Interview avec Aimé Césaire à Fort-de-France le 12 Janvier 1977. Cahiers césairiens, n. 3, 1977, p. 1-6.
ROUSSI-CÉSAIRE, Suzanne. Leo Frobenius and the Problem of Civilization. In: RICHARDSON, Michael (ed.). Refusal of the Shadow: surrealism and the caribbean. New York: Verso, 1996, p. 82-87.
___. Malaise d’une civilisation. Tropiques, Fort-de-France, vol. 5, n. 3, avril 1942, p. 43-49.
___. Le Grand Camouflage, Écrits de dissidence. Paris: Éditions du Seuil, 2009.
SENGHOR, Léopold S. Problématique de la négritude. Présence africaine, n. 78, 1971, p. 12-14.
___. The Lessons of Leo Frobenius. In: Haberland, E. (ed.). Leo Frobenius 1873-1973: an Anthology. Wiesbaden: Franz Steiner Verlag, 1973, p. VII-XIII.
SHARPLEY-WHITING, T. Denean. Negritude Women. Minnesota: University of Minnesota Press, 2002
VAILLANT, Janet G. Vie de Léopold Sédar Senghor, Noir, Français et Africain. Paris: Éditions Karthala-Sephis, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.