CARNAVAL DE URUGUAIANA: O SAMBA DA FRONTEIRA PEDE PASSAGEM!
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2011.10387Parole chiave:
REGIONALISMO, TRADICIONALISMO, IDENTIDADE, CARNAVALAbstract
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2011.10386
Desde a década de 1930 o samba e, consequentemente, as escolas de samba do Rio de Janeiro se tornaram referência para o surgimento e a organização de manifestações culturais semelhantes em várias partes do Brasil. Este artigo procura mostrar o simbolismo do espetáculo das escolas de samba na cidade de Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, especialmente em suas interações com a cultura tradicionalista e as singularidades do carnaval em região fronteiriça.
Downloads
Pubblicato
2011-11-01
Come citare
Pavão, F. (2011). CARNAVAL DE URUGUAIANA: O SAMBA DA FRONTEIRA PEDE PASSAGEM!. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 8(2). https://doi.org/10.12957/tecap.2011.10387
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).