MESTRE DADO E DEUSA MINERVA: UMA PERFORMANCE DE UMBIGADA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12143Palabras clave:
CULTURA POPULAR, UMBIGADA, UNIVERSIDADE, FESTA.Resumen
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2010.12143
A Companhia Folclórica do Rio-UFRJ realiza o evento Encontro com Mestres Populares na UFRJ. Muita festa e, também, oficinas, discussões e construção coletiva de carta-documento com reivindicações. Já participaram vários grupos, entre eles, o Batuque de Umbigada de Piracicaba, Tietê e Capivari, SP. Nossos amigos batuqueiros construíram o tão sonhado Barracão, um lugar da memória dos ancestrais e brincantes de hoje. Fomos convidados para a inauguração. Mestre Dado avisou: “Firma as pernas que nós vamos dançar muito.” E assim foi. Mestre Dado e Deusa Minerva (símbolo da UFRJ) brincaram e brincarão para sempre, numa bem firmada umbigada.
Descargas
Publicado
2010-05-01
Cómo citar
Gabriel, E. (2010). MESTRE DADO E DEUSA MINERVA: UMA PERFORMANCE DE UMBIGADA. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 7(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12143
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).