QUANDO A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS: A PROCISSÃO DA PARÓQUIA DE SÃO DIMAS NA SEMANA SANTA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12138Palabras clave:
RELIGIOSIDADE POPULAR, SEMANA SANTA, SANTOS POPULARES, VALE DO PARAÍBA.Resumen
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2010.12138
A procissão promovida pela Catedral da Paróquia de São Dimas é realizada em São José dos Campos (SP) há mais de 50 anos, configurando-se como um dos pontos altos da comemoração da Semana Santa nessa cidade – evento que supera a contraposição frequentemente estabelecida entre a religiosidade popular das ruas e a religião formal da Igreja católica. Em 2010, a procissão foi inovadora: as etapas da Paixão de Cristo foram pela primeira vez apresentadas na forma de trechos de um filme americano, num telão móvel, ficando a tradicional representação teatral restrita ao início do drama, ainda na igreja, e ao momento da crucificação, em praça pública. Embora represente uma tentativa de modernização, com a introdução de aparato tecnológico, a novidade dividiu opiniões: boa parte dos participantes ainda prefere o calor da representação ao vivo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).