ARTESANATO SAGRADO: A TRADIÇÃO DOS TRANÇADOS DE “PALHAS OU RAMOS BENTOS” EM APODI (RN)
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10264Λέξεις-κλειδιά:
CARNAÚBA, ARTESANATO, SAGRADO, RAMOS BENTOS.Περίληψη
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2012.10264
O objetivo deste artigo é principiar uma análise sobre a feitura dos “ramos bentos” em Apodi (RN), ressaltando quais motivações contribuem para a continuidade desse artesanato elaborado com a palha da carnaúba. Seu reconhecimento popular, coligado às crenças do cristianismo católico, singulariza sua produção diante daqueles de feição utilitária ou de apelo comercial que, em comum, dispõem da carnaúba como matéria-prima.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
2012-11-01
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Bezerra, N. X. (2012). ARTESANATO SAGRADO: A TRADIÇÃO DOS TRANÇADOS DE “PALHAS OU RAMOS BENTOS” EM APODI (RN). Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 9(2). https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10264
Τεύχος
Ενότητα
Artigos
Άδεια
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).