A CULTURA MATERIAL DA CAPOEIRA NO RIO DE JANEIRO NO PRIMEIRO QUARTEL DO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LITOGRAFIA JOGAR CAPOËRA OU DANSE DE LA GUERRE, DE RUGENDAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2013.10179Λέξεις-κλειδιά:
CULTURA MATERIAL, ICONOGRAFIA, CAPOEIRA, HISTÓRIA.Περίληψη
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2013.10179
O artigo investiga a história da cultura material da capoeira a fim de compreender o processo de ensino/aprendizagem do jogo-luta no Rio de Janeiro no primeiro quartel do século XIX, propiciando, indiretamente, aprofundamento e maior conhecimento de sua prática hodierna como cultura imaterial e patrimônio, e de seus respectivos processos pedagógicos no decorrer da história. A pesquisa teve seu foco objetivo na cultura material da capoeira a partir da análise da litografia Jogar Capoëra ou danse de la guerre, deRugendas. Este trabalho ilumina preliminar e parcialmente a complexa relação dos sujeitos que desenvolveram o modo de fazer capoeira – cultura imaterial – com os objetos, materiais e ambientes que compuseram a cultura material do jogo-luta e suas respectivas simbologias.
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).