O “GILLE” DE BINCHE: UM EMBLEMA IDENTITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2014.16254Schlagworte:
CARNAVAL, GILLES, BINCHE, BÉLGICAAbstract
<doi>10.12957/tecap.2014.16254
Em finais de 2013 o Musée International du Carnaval et du Masque, situado na cidade de Binche, na Bélgica, realizou uma exposição intitulada Hom(m)e Gille Hom(m)e sobre o mais famoso personagem do carnaval da cidade. Conhecido como Gille, essa figura resume em suas indumentária e atitudes “tradicionais” muitas das tensões, dos sonhos e projetos dos habitantes da cidade. Parte integrante da exposição, as fotos de Olivier Desart tomadas nos lares e espaços privados dos habitantes da pequena cidade belga traçam um instigante paralelo entre a intimidade cotidiana e a festa pública carnavalesca que, em última instância, resume a identidade de Binche. A presença em todas as fotos de ícones remetendo à figura do Gille estabelece uma espécie de conexão entre a “normalidade” do dia a dia e a “loucura” da festa carnavalesca.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).