MAPEANDO EMOÇÕES: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO NUMA ESCOLA ASSOCIATIVA E COMUNITÁRIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.37774

Résumé

O presente trabalho consiste numa pesquisa-intervenção, no contexto de uma Análise Institucional (AI), na instituição escolar Escola Nossa, uma escola associativa e comunitária, localizada no bairro de Pendotiba, em Niterói/RJ, e que preconiza o que lá é chamado de “pedagogia democrática”. Para tal foi executado o mapeamento das emoções expressas pelos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II em relação aos diferentes espaços da escola, de forma a produzir a desnaturalização destes espaços aos alunos. Posteriormente, os mapas elaborados foram apresentados ao coletivo institucional (alunos, gestores e profissionais) que puderam refletir sobre os desafios para uma real democratização da Escola e a importância dos espaços da escola neste processo. Como resultado, foi possível não só evidenciar as diferentes experiências vividas de Escola (as “várias Escolas Nossa”), no que concernem os espaços de amizade, alegria, mas também de medo e poder; como também fomentar intervenções para um melhor planejamento e gestão desses espaços.

Biographie de l'auteur-e

Lucas Tavares Honorato, Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense.

Bolsista CAPES, Geógrafo e Professor de Geografia

Mestre em Ordenamento Territorial Urbano e Regional - PPGEO/UFF

Doutorando em Ordenamento Territorial e Ambiental - PPGEO/UFF

Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB-Niterói | GT de Assuntos Urbanos

GEO-DEMO - Grupo de Estudos de Espaço e População

POLIS - Laboratório de História Econômico-Social Portos e Cidades no Mundo Atlântico

Publié-e

2019-12-18

Comment citer

Honorato, L. T. (2019). MAPEANDO EMOÇÕES: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO NUMA ESCOLA ASSOCIATIVA E COMUNITÁRIA. Revista Tamoios, 15(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.37774