Uma proposta de avaliação dos impactos geomorfológicos de barragens:

a realidade da barragem Serro Azul

Autores/as

  • Henrique Elias Pessoa Gutierres Universidade Federal da Paraíba
  • Osvaldo Girão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.85620

Resumen

As barragens geram sérias intervenções no ambiente. Sendo assim, apresenta-se uma proposta metodológica voltada à abordagem da geomorfologia nos Estudos de Impacto Ambiental, através do uso dos instrumentos de auditoria para a análise e aplicação das recomendações que constam nos EIAs de barragens, compreendendo as etapas de elaboração do estudo, análise técnica e implementação (gestão). Os procedimentos adotados consistiram na revisão da literatura, pesquisa documental e trabalhos de campo. A proposta metodológica aponta a pouca ou ausência da gestão ambiental do empreendimento analisado durante a fase de operação, com ênfase na geomorfologia e na análise integrada com os outros componentes do meio físico, como também dos outros meios (biológico e antrópico). A proposta apresentada não deve ser encarada como algo limitativo, pois cada impacto existirá ou não, terá importância ou não, de acordo com cada ambiente e projeto analisados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Elias Pessoa Gutierres, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Osvaldo Girão, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Ciências Geográficas e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Publicado

2026-01-26

Cómo citar

ELIAS PESSOA GUTIERRES, Henrique; GIRÃO, Osvaldo. Uma proposta de avaliação dos impactos geomorfológicos de barragens:: a realidade da barragem Serro Azul. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 22, n. 1, 2026. DOI: 10.12957/tamoios.2026.85620. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/85620. Acesso em: 5 feb. 2026.