Uma proposta de avaliação dos impactos geomorfológicos de barragens:
a realidade da barragem Serro Azul
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.85620Resumen
As barragens geram sérias intervenções no ambiente. Sendo assim, apresenta-se uma proposta metodológica voltada à abordagem da geomorfologia nos Estudos de Impacto Ambiental, através do uso dos instrumentos de auditoria para a análise e aplicação das recomendações que constam nos EIAs de barragens, compreendendo as etapas de elaboração do estudo, análise técnica e implementação (gestão). Os procedimentos adotados consistiram na revisão da literatura, pesquisa documental e trabalhos de campo. A proposta metodológica aponta a pouca ou ausência da gestão ambiental do empreendimento analisado durante a fase de operação, com ênfase na geomorfologia e na análise integrada com os outros componentes do meio físico, como também dos outros meios (biológico e antrópico). A proposta apresentada não deve ser encarada como algo limitativo, pois cada impacto existirá ou não, terá importância ou não, de acordo com cada ambiente e projeto analisados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Henrique Elias Pessoa Gutierres, Osvaldo Girão

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.





