A LÓGICA DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESPAÇOS PROSTITUCIONAIS EM ESPAÇOS PÚBLICOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.81267

Resumen

Tradicionalmente os estudos sobre a distribuição espacial da prostituição são feitos na escala local, em geral, na parte central das cidades. Este trabalho analisa a lógica de distribuição em uma escala mais abrangente: a da cidade. Com o objetivo de identificar as variáveis que condicionam a localização dos espaços prostitucionais em espaços públicos. Tem-se como estudo de caso o Rio de Janeiro, uma das principais cidades do país que tem a tradição histórica em abrigar espaços de prostituição desde o século XIX. Para isso, foi realizado um mapeamento colaborativo via formulário online para localizar a atividade e trabalhos de campo para validar as informações, bem como, realizar observações direta. Os resultados mostram que existem três variáveis fundamentais que condicionam a localização dos espaços prostitucionais nos espaços públicos em que estão implantados, são elas: o tipo de via próximo ao espaço público que a (o) profissional se posiciona; o gênero da (o) profissional; e o turno (diurno e/ou noturno) em que a atividade está em funcionamento. Logo, conclui-se que ao alterar a escala de análise para observar a distribuição dos espaços prostitucionais novas variáveis aparecem em relação aos estudos locais, a única que se mantém é a variável de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Luana Costa Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Geografia pela UFRJ na área de Organização e Gestão do Território, Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estácio de Sá. Integrante o Grupo de Pesquisa Território e Cidadania no Departamento de Geografia da UFRJ sob coordenação do Prof. Dr. Paulo Cesar da Costa Gomes. Colaboradora em projetos de pesquisa no Laboratório Espaço de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais, no Departamento de Geografia da UFRJ sob coordenação da Profa. Dra. Carla Bernadete Madureira Cruz. Área de conhecimento em Planejamento Urbano e Regional, Geografia urbana, Urbanismo, Planejamento urbano-ambiental e Geotecnologias aplicadas a estudos urbanos.lico.

Publicado

2025-02-02

Cómo citar

ARAÚJO, Patricia Luana Costa. A LÓGICA DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESPAÇOS PROSTITUCIONAIS EM ESPAÇOS PÚBLICOS. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 21, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/tamoios.2025.81267. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/81267. Acesso em: 22 may. 2025.