APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.80968Resumen
O ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é desafiador e ultrapassa o espaço da sala de aula. Buscando reduzir as dificuldades de aprendizagem desses sujeitos, essa pesquisa objetivou investigar as contribuições da aplicação de uma Sequência Didática (SD), embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, que utilizasse mapas conceituais (MC), propostos por Joseph Novak, para o ensino de Geografia na EJA. A pesquisa foi do tipo aplicada, de abordagem qualitativa, realizada com 17 estudantes do Módulo III - Novo Ensino Médio. Conforme proposto na SD, os MC sobre o tema Industrialização foram inicialmente elaborados pelos estudantes em papel e, posteriormente, utilizando o software Cmap Cloud. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários e anotações em diário de bordo. Posteriormente, os dados foram analisados seguindo-se os pressupostos da TAS e os resultados apontaram para uma evolução no nível de compreensão dos estudantes ao construírem MC. Apesar do excesso de faltas, a participação e o engajamento dos estudantes aumentaram ao longo da pesquisa. A análise dos questionários finais e a evolução na construção dos MC apontaram indícios de Aprendizagem Significativa, destacando-se a eficácia da abordagem pedagógica adotada na Sequência Didática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Hudson Laeber Corrêa, Adelson Siqueira Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.