REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO MEIO AMBIENTE BRASILEIRO POR ESTUDANTES ESTRANGEIROS

UM ESTUDO DE CASO EM BRUXELAS, BÉLGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.76685

Resumen

As experiências de mobilidade acadêmica tendem a influenciar o engajamento de estudantes em questões globais, como por exemplo, a sustentabilidade ambiental. No contexto das mudanças climáticas e da degradação do meio ambiente, este artigo analisa as representações sociais sobre o meio ambiente brasileiro, de estudantes estrangeiros egressos de uma experiência de mobilidade acadêmica em Bruxelas, Bélgica, entre 2020 e 2021. A amostragem desta pesquisa qualitativa constituiu 11 entrevistados, acionados pelo método bola de neve, em entrevistas semiestruturadas virtuais, tele gravadas pela plataforma digital “Zoom”. Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin. Observou-se a preponderância da representação social do meio ambiente brasileiro como um lugar rico por natureza, de grande diversidade e fortemente ameaçado. As causas da degradação ambiental no Brasil foram atribuídas aos hábitos dos indivíduos, considerados pelo/as informantes como deletérios, ao fraco compromisso do Estado brasileiro nas políticas ambientais; à falta de governança global e à necessidade de desenvolvimento econômico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Clara Gomes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina

Márcia Grisotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Sociologia; Departamento de Sociologia Política; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa: Ecologia Humana e Saúde.

Publicado

2025-02-02

Cómo citar

GOMES DA SILVA, Maria Clara; GRISOTTI, Márcia. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO MEIO AMBIENTE BRASILEIRO POR ESTUDANTES ESTRANGEIROS: UM ESTUDO DE CASO EM BRUXELAS, BÉLGICA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 21, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/tamoios.2025.76685. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/76685. Acesso em: 22 may. 2025.