REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO MEIO AMBIENTE BRASILEIRO POR ESTUDANTES ESTRANGEIROS
UM ESTUDO DE CASO EM BRUXELAS, BÉLGICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.76685Abstract
As experiências de mobilidade acadêmica tendem a influenciar o engajamento de estudantes em questões globais, como por exemplo, a sustentabilidade ambiental. No contexto das mudanças climáticas e da degradação do meio ambiente, este artigo analisa as representações sociais sobre o meio ambiente brasileiro, de estudantes estrangeiros egressos de uma experiência de mobilidade acadêmica em Bruxelas, Bélgica, entre 2020 e 2021. A amostragem desta pesquisa qualitativa constituiu 11 entrevistados, acionados pelo método bola de neve, em entrevistas semiestruturadas virtuais, tele gravadas pela plataforma digital “Zoom”. Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin. Observou-se a preponderância da representação social do meio ambiente brasileiro como um lugar rico por natureza, de grande diversidade e fortemente ameaçado. As causas da degradação ambiental no Brasil foram atribuídas aos hábitos dos indivíduos, considerados pelo/as informantes como deletérios, ao fraco compromisso do Estado brasileiro nas políticas ambientais; à falta de governança global e à necessidade de desenvolvimento econômico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Maria Clara Gomes da Silva, Márcia Grisotti, Márcia Grisotti

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.