A PRODUÇÃO DO ESPAÇO A PARTIR DA RELIGIÃO

DESAFIOS GEOGRÁFICOS PARA O ESTUDO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.87317

Resumo

A geografia brasileira busca compreender a produção do espaço a partir de diversos fragmentos-temas da realidade, mas ainda se constitui um desafio partir da Religião. Mais especificamente, investigar as dinâmicas espaciais a partir dos estudos sobre Intolerância Religiosa como agente da produção do espaço. Esse fato, se deve em parte, as dinâmicas de estudos iniciados na década de 70, onde a crítica materialista torna-se central e a luta de classe o recorte escolhido pela geografia para, então, formar um modo de reconstruir a disciplina num país marcado pela ditadura civil-militar. Diante dessa perspectiva, quase hegemônica nas décadas posteriores de 1980 e 1990, as geografias que divergiam dessa abordagem tornam-se marginais e “esquecidas”, sendo até mesmo ignoradas nos currículos dos cursos de graduação como a Geografia Cultural Humanista. A partir dessas considerações, buscaremos neste artigo, apresentar um breve perfil do debate sobre Religião e Geografia no Brasil, listando os trabalhos que abordaram Intolerância Religiosa na Geografia a partir do catálogo de teses e dissertações da CAPES. E assim, justificar o porquê de acreditarmos, ainda hoje, ser um desafio discutir a produção do espaço a partir da religião na Geografia e ampliar o debate em torno da Intolerância Religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise David Caxias, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, integra o  Laboratório Território, Cultura e Representação - LATECRE, estuda e pesquisa a centralidade da cultura nas transformações espaciais urbanas (com enfoque nas práticas culturais e religiosas e os conflitos políticos, econômicos e sociais que a Festa produz e (re)produz), paisagens culturais e simbólicas, as (geo)grafias do corpo, o protestantismo e a cidade, turismo e geografia, sociedade e natureza e ensino de geografia.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Como Citar

CAXIAS, Denise David. A PRODUÇÃO DO ESPAÇO A PARTIR DA RELIGIÃO: DESAFIOS GEOGRÁFICOS PARA O ESTUDO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 21, n. 2, p. 148–164, 2025. DOI: 10.12957/tamoios.2025.87317. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/87317. Acesso em: 12 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos