Desafios sobre os resíduos orgânicos em áreas urbanas:
gestão comunitária e institucional
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.85632Abstract
Resíduos orgânicos são produzidos em larga escala nas áreas urbanas e podem se acumular em aterros sanitários ou lixões, prejudicando o meio ambiente. Esse artigo consiste num relato de experiência da gestão comunitária e institucional de resíduos orgânicos, cujo objetivo é discutir os desafios e os benefícios da compostagem frente a distintas realidades: experiências comunitárias de agricultura urbana, campus universitário e ambiente corporativo. A metodologia adotada no relato sobre as experiências comunitárias de agriculturas urbana foi a observação participante, no campus universitário foi a observacional, participativa e de pesquisa-ação e na gestão institucional foi o estudo de caso exploratório. A compostagem comunitária das experiências de agricultura urbana evidenciou que o envolvimento da comunidade é fundamental para o sucesso da iniciativa, além de estimular o convívio socioambiental e a ocupação de áreas urbanas degradadas e/ou subutilizadas, com baixo custo de operacionalização. Já a perspectiva da compostagem no campus universitário revelou relação intrínseca entre a agroecologia e o engajamento estudantil para colocar em prática diversas tentativas e ocupações que, por motivo de falta de mão de obra específica e dedicada, mostrou-se de difícil aplicabilidade. Enquanto na gestão institucional, os restaurantes corporativos monitoram os resíduos orgânicos com vistas a sua redução e beneficiam-se dos resultados nos âmbitos ambiental, social e econômico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Mayara Grazielle Consentino Ferreira da Silva, Karina Amendola da Silva Guimarães, Monique das Neves Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.





