Multiculturalismo e geocaching:

uma sequência didática para o ensino de geografia em Joinville/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.87534

Resumo

O Geocaching, uma atividade que combina o espaço real e o virtual, tem o potencial de enriquecer a compreensão do espaço e do ambiente pelos estudantes. A presente pesquisa teve como objetivo geral estudar as contribuições do Geocaching para o ensino de Geografia, com foco na exploração dos espaços multiculturais da cidade de Joinville-SC. Justificou-se pela necessidade de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o espaço em que vivem, especialmente no que diz respeito à história multicultural da cidade de Joinville-SC, e foi executada na Escola Municipal Pastor Hans Muller, com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O Geocaching ofereceu uma oportunidade única de explorar e aprender sobre esses espaços de vivência de forma prática e envolvente, sensibilizando os estudantes para a riqueza da diversidade cultural e da história local, cumprindo os objetivos propostos e contribuindo significativamente para o ensino de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cheila Schlickmann Peixer, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Mestra em Ensino de Geografia pelo PROFGEO-IFC.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto, em Geografia Populacional, Urbana e Econômica e em Educação Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no PPPGeo e Coordenadora dos Cursos Presenciais de Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado da UFSM. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU - UFSM). Atua como docente credenciada/colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional, vinculada ao polo do Instituto Federal Catarinense (IFC), Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

Downloads

Publicado

2026-01-26

Como Citar

PEIXER, Cheila Schlickmann; BATISTA, Natália Lampert. Multiculturalismo e geocaching:: uma sequência didática para o ensino de geografia em Joinville/SC. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 22, n. 1, 2026. DOI: 10.12957/tamoios.2026.87534. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/87534. Acesso em: 5 fev. 2026.

Edição

Seção

O Sentido das Coisas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)