Multiculturalismo e geocaching:
uma sequência didática para o ensino de geografia em Joinville/SC
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.87534Resumo
O Geocaching, uma atividade que combina o espaço real e o virtual, tem o potencial de enriquecer a compreensão do espaço e do ambiente pelos estudantes. A presente pesquisa teve como objetivo geral estudar as contribuições do Geocaching para o ensino de Geografia, com foco na exploração dos espaços multiculturais da cidade de Joinville-SC. Justificou-se pela necessidade de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o espaço em que vivem, especialmente no que diz respeito à história multicultural da cidade de Joinville-SC, e foi executada na Escola Municipal Pastor Hans Muller, com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O Geocaching ofereceu uma oportunidade única de explorar e aprender sobre esses espaços de vivência de forma prática e envolvente, sensibilizando os estudantes para a riqueza da diversidade cultural e da história local, cumprindo os objetivos propostos e contribuindo significativamente para o ensino de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Cheila Schlickmann Peixer, Natália Lampert Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.





