PERCEPÇÕES DE DOCENTES DOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS, SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.73096Resumo
Pensar sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino de Geografia na contemporaneidade é preciso, ainda mais por ser uma problemática emergente para Educação Geográfica. Com isso, o intento deste artigo foi apurar as percepções de docentes dos Cursos de Geografia (Licenciatura Plena e Bacharelado) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizada no estado do Rio Grande do Sul (RS), a respeito de aspectos ligados à educação inclusiva e inclusão escolar. Foram aplicadas entrevistas com docentes dos respectivos Cursos e utilizou-se da abordagem qualitativa para análise dos dados. Assim, constatou-se que esses professores se sentem inseguros para atuar na inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Geografia, principalmente porque, até então, não chegaram a desenvolver práticas pedagógicas com tais estudantes nesses Cursos, sendo que apenas um deles possui formação continuada na área da educação especial. Ademais, sinalizaram que existem avanços na instituição, mas também dificuldades a serem enfrentadas para que a educação inclusiva realmente se efetive. Diante disso, percebe-se que perspectivas futuras para a inclusão na UFSM são imprescindíveis. Os estudantes com deficiência ingressarão nos Cursos de Geografia e a presente instituição precisará dar conta dessa demanda. Debater essas questões nessa Universidade e no campo da Educação Geográfica é, portanto, necessário e, ao mesmo tempo, urgente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 LUCIAN ARMINDO DA SILVA BRINCO, NATÁLIA LAMPERT BATISTA, MAURO KUMPFER WERLANG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.