PERCEPÇÕES DE DOCENTES DOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS, SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.73096

Resumo

Pensar sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino de Geografia na contemporaneidade é preciso, ainda mais por ser uma problemática emergente para Educação Geográfica. Com isso, o intento deste artigo foi apurar as percepções de docentes dos Cursos de Geografia (Licenciatura Plena e Bacharelado) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizada no estado do Rio Grande do Sul (RS), a respeito de aspectos ligados à educação inclusiva e inclusão escolar. Foram aplicadas entrevistas com docentes dos respectivos Cursos e utilizou-se da abordagem qualitativa para análise dos dados. Assim, constatou-se que esses professores se sentem inseguros para atuar na inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Geografia, principalmente porque, até então, não chegaram a desenvolver práticas pedagógicas com tais estudantes nesses Cursos, sendo que apenas um deles possui formação continuada na área da educação especial. Ademais, sinalizaram que existem avanços na instituição, mas também dificuldades a serem enfrentadas para que a educação inclusiva realmente se efetive. Diante disso, percebe-se que perspectivas futuras para a inclusão na UFSM são imprescindíveis. Os estudantes com deficiência ingressarão nos Cursos de Geografia e a presente instituição precisará dar conta dessa demanda. Debater essas questões nessa Universidade e no campo da Educação Geográfica é, portanto, necessário e, ao mesmo tempo, urgente.

Biografia do Autor

Lucian Armindo da Silva Brinco, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria, Rio Grande do Sul.  Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da UFSM.

Natália Lampert Batista, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

Professora Adjunta do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria, Rio Grande do Sul. Docente no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Brusque, Santa Catarina. Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) da UFSM.

Mauro Kumpfer Werlang, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

Professor Titular do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria, Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-01-18

Como Citar

Brinco, L. A. da S., Batista, N. L., & Werlang, M. K. (2024). PERCEPÇÕES DE DOCENTES DOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS, SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Tamoios, 20(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.73096

Edição

Seção

Artigos