ESTUDANTES BLOGUEIROS: INTERAGINDO COM A EDUCAÇÃO POLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.66658Palavras-chave:
metodologia de ensino e aprendizagem, apropriação da tecnologia, Geografia polarResumo
A formação inicial e continuada de professores é deficitária na temática polar, e não há muitos materiais didáticos de apoio para desenvolver conteúdos sobre estas regiões. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é apresentar um relato e metodologia inovadora voltada para a educação polar com alunos da educação básica. A metodologia se fundamenta na dinâmica das mídias digitais, como o Instagram e o YouTube, utilizando diversos materiais: fotografias, desenhos, roupas de expedições antárticas e vídeos. Foram analisados os desenhos e escritas elaboradas pelos alunos e as anotações de seus questionamentos, contando com a participação de 47 estudantes dos anos finais do ensino fundamental. No primeiro momento da oficina, alguns estudantes preferiram o uso de palavras em vez de desenhos, o que evidencia dificuldade em criar uma representação de um ambiente pouco familiar. No segundo momento, houve um melhor entendimento de fotografias retratando ambientes polares, indicando uma ampliação da percepção inicial. A evolução verificada na compreensão dos ambientes polares foi provocada pelo diálogo conduzido pelas dúvidas e curiosidades dos discentes, o que promoveu uma percepção mais complexa das relações existentes entre os elementos característicos daquela região.Downloads
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Publicado
2023-01-30
Como Citar
PETSCH, Carina; VELHO, Luiz Felipe; BATISTA, Natália Lampert; BONA, Aline Silva de; SIMÕES, Jefferson Cardia. ESTUDANTES BLOGUEIROS: INTERAGINDO COM A EDUCAÇÃO POLAR. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.12957/tamoios.2023.66658. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/66658. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
O Sentido das Coisas
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