A PRODUÇÃO DO ESPAÇO A PARTIR DA RELIGIÃO
DESAFIOS GEOGRÁFICOS PARA O ESTUDO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.87317Resumo
A geografia brasileira busca compreender a produção do espaço a partir de diversos fragmentos-temas da realidade, mas ainda se constitui um desafio partir da Religião. Mais especificamente, investigar as dinâmicas espaciais a partir dos estudos sobre Intolerância Religiosa como agente da produção do espaço. Esse fato, se deve em parte, as dinâmicas de estudos iniciados na década de 70, onde a crítica materialista torna-se central e a luta de classe o recorte escolhido pela geografia para, então, formar um modo de reconstruir a disciplina num país marcado pela ditadura civil-militar. Diante dessa perspectiva, quase hegemônica nas décadas posteriores de 1980 e 1990, as geografias que divergiam dessa abordagem tornam-se marginais e “esquecidas”, sendo até mesmo ignoradas nos currículos dos cursos de graduação como a Geografia Cultural Humanista. A partir dessas considerações, buscaremos neste artigo, apresentar um breve perfil do debate sobre Religião e Geografia no Brasil, listando os trabalhos que abordaram Intolerância Religiosa na Geografia a partir do catálogo de teses e dissertações da CAPES. E assim, justificar o porquê de acreditarmos, ainda hoje, ser um desafio discutir a produção do espaço a partir da religião na Geografia e ampliar o debate em torno da Intolerância Religiosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Denise David Caxias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.