A LÓGICA DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESPAÇOS PROSTITUCIONAIS EM ESPAÇOS PÚBLICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.81267

Resumo

Tradicionalmente os estudos sobre a distribuição espacial da prostituição são feitos na escala local, em geral, na parte central das cidades. Este trabalho analisa a lógica de distribuição em uma escala mais abrangente: a da cidade. Com o objetivo de identificar as variáveis que condicionam a localização dos espaços prostitucionais em espaços públicos. Tem-se como estudo de caso o Rio de Janeiro, uma das principais cidades do país que tem a tradição histórica em abrigar espaços de prostituição desde o século XIX. Para isso, foi realizado um mapeamento colaborativo via formulário online para localizar a atividade e trabalhos de campo para validar as informações, bem como, realizar observações direta. Os resultados mostram que existem três variáveis fundamentais que condicionam a localização dos espaços prostitucionais nos espaços públicos em que estão implantados, são elas: o tipo de via próximo ao espaço público que a (o) profissional se posiciona; o gênero da (o) profissional; e o turno (diurno e/ou noturno) em que a atividade está em funcionamento. Logo, conclui-se que ao alterar a escala de análise para observar a distribuição dos espaços prostitucionais novas variáveis aparecem em relação aos estudos locais, a única que se mantém é a variável de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Luana Costa Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Geografia pela UFRJ na área de Organização e Gestão do Território, Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estácio de Sá. Integrante o Grupo de Pesquisa Território e Cidadania no Departamento de Geografia da UFRJ sob coordenação do Prof. Dr. Paulo Cesar da Costa Gomes. Colaboradora em projetos de pesquisa no Laboratório Espaço de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais, no Departamento de Geografia da UFRJ sob coordenação da Profa. Dra. Carla Bernadete Madureira Cruz. Área de conhecimento em Planejamento Urbano e Regional, Geografia urbana, Urbanismo, Planejamento urbano-ambiental e Geotecnologias aplicadas a estudos urbanos.lico.

Downloads

Publicado

2025-02-02

Como Citar

ARAÚJO, Patricia Luana Costa. A LÓGICA DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESPAÇOS PROSTITUCIONAIS EM ESPAÇOS PÚBLICOS. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 21, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/tamoios.2025.81267. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/81267. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos