A LÓGICA DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESPAÇOS PROSTITUCIONAIS EM ESPAÇOS PÚBLICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.81267Resumo
Tradicionalmente os estudos sobre a distribuição espacial da prostituição são feitos na escala local, em geral, na parte central das cidades. Este trabalho analisa a lógica de distribuição em uma escala mais abrangente: a da cidade. Com o objetivo de identificar as variáveis que condicionam a localização dos espaços prostitucionais em espaços públicos. Tem-se como estudo de caso o Rio de Janeiro, uma das principais cidades do país que tem a tradição histórica em abrigar espaços de prostituição desde o século XIX. Para isso, foi realizado um mapeamento colaborativo via formulário online para localizar a atividade e trabalhos de campo para validar as informações, bem como, realizar observações direta. Os resultados mostram que existem três variáveis fundamentais que condicionam a localização dos espaços prostitucionais nos espaços públicos em que estão implantados, são elas: o tipo de via próximo ao espaço público que a (o) profissional se posiciona; o gênero da (o) profissional; e o turno (diurno e/ou noturno) em que a atividade está em funcionamento. Logo, conclui-se que ao alterar a escala de análise para observar a distribuição dos espaços prostitucionais novas variáveis aparecem em relação aos estudos locais, a única que se mantém é a variável de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patricia Luana Costa Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.