APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Hudson Laeber Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-9498-2791
  • Adelson Siqueira Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.80968

Resumo

O ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é desafiador e ultrapassa o espaço da sala de aula. Buscando reduzir as dificuldades de aprendizagem desses sujeitos, essa pesquisa objetivou investigar as contribuições da aplicação de uma Sequência Didática (SD), embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, que utilizasse mapas conceituais (MC), propostos por Joseph Novak, para o ensino de Geografia na EJA. A pesquisa foi do tipo aplicada, de abordagem qualitativa, realizada com 17 estudantes do Módulo III - Novo Ensino Médio. Conforme proposto na SD, os MC sobre o tema Industrialização foram inicialmente elaborados pelos estudantes em papel e, posteriormente, utilizando o software Cmap Cloud. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários e anotações em diário de bordo. Posteriormente, os dados foram analisados seguindo-se os pressupostos da TAS e os resultados apontaram para uma evolução no nível de compreensão dos estudantes ao construírem MC. Apesar do excesso de faltas, a participação e o engajamento dos estudantes aumentaram ao longo da pesquisa. A análise dos questionários finais e a evolução na construção dos MC apontaram indícios de Aprendizagem Significativa, destacando-se a eficácia da abordagem pedagógica adotada na Sequência Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hudson Laeber Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Mestrando em Ensino e suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2009); em Geografia do Brasil e em História do Brasil, ambas pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006; 2008). Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (2001). Professor efetivo de Geografia da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e da Rede Municipal de Ensino de Itapemirim/ES.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Como Citar

LAEBER CORRÊA, Hudson; SIQUEIRA CARVALHO, Adelson. APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 21, n. 2, p. 260–284, 2025. DOI: 10.12957/tamoios.2025.80968. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/80968. Acesso em: 14 set. 2025.

Edição

Seção

O Sentido das Coisas