REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO MEIO AMBIENTE BRASILEIRO POR ESTUDANTES ESTRANGEIROS

UM ESTUDO DE CASO EM BRUXELAS, BÉLGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.76685

Resumo

As experiências de mobilidade acadêmica tendem a influenciar o engajamento de estudantes em questões globais, como por exemplo, a sustentabilidade ambiental. No contexto das mudanças climáticas e da degradação do meio ambiente, este artigo analisa as representações sociais sobre o meio ambiente brasileiro, de estudantes estrangeiros egressos de uma experiência de mobilidade acadêmica em Bruxelas, Bélgica, entre 2020 e 2021. A amostragem desta pesquisa qualitativa constituiu 11 entrevistados, acionados pelo método bola de neve, em entrevistas semiestruturadas virtuais, tele gravadas pela plataforma digital “Zoom”. Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin. Observou-se a preponderância da representação social do meio ambiente brasileiro como um lugar rico por natureza, de grande diversidade e fortemente ameaçado. As causas da degradação ambiental no Brasil foram atribuídas aos hábitos dos indivíduos, considerados pelo/as informantes como deletérios, ao fraco compromisso do Estado brasileiro nas políticas ambientais; à falta de governança global e à necessidade de desenvolvimento econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Gomes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina

Márcia Grisotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Sociologia; Departamento de Sociologia Política; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa: Ecologia Humana e Saúde.

Downloads

Publicado

2025-02-02

Como Citar

GOMES DA SILVA, Maria Clara; GRISOTTI, Márcia. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO MEIO AMBIENTE BRASILEIRO POR ESTUDANTES ESTRANGEIROS: UM ESTUDO DE CASO EM BRUXELAS, BÉLGICA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 21, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/tamoios.2025.76685. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/76685. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos